terça-feira, 14 de outubro de 2014

Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Close Encounters of the Third Kind (1977)


Foto: Tombud.


Imagine um pequeno cinema de rua na década de 70 que tinha capacidade máxima para 200 pessoas. Em frente havia uma linda praça, repleta de plantas, flores e um chafariz colorido. Numa das laterais da pracinha, a prefeitura disponibilizava 12 vagas para os carros estacionarem e sempre encontrávamos um lugar para estacionar. Numa noite de sábado, no verão de 1978, meus pais resolveram ir ao cinema e tive que acompanhar o casal. O filme em cartaz era Contatos Imediatos do Terceiro Grau e desconfio que a censura não era livre. Até hoje eu não sei como meu pai conseguiu que eu entrasse naquela sessão e eu nem imaginava o tamanho da minha sorte naquela noite. O longa-metragem é considerado até hoje como o melhor filme sobre extraterrestres da história do cinema. Desde o começo já achei o filme bem interessante, mas quando os OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) começaram a aparecer eu fiquei mais empolgado que meu pai.




O longa-metragem Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Close Encounters of the Third Kind (1977) conta a história do eletricista Roy Neary (Richard Dreyfuss). Acionado para restabelecer a energia elétrica após um apagão na cidade, de dentro do seu carro teve um Contato Imediato de Segundo Grau com um OVNI. Tecnicamente esse contato ufológico se caracteriza por um sobrevoo de um OVNI que deixa indícios, também provocando perturbações em seres humanos ou animais. Após esse contato, Roy ficou fissurado pelos OVNIs e intrigado porque a imagem da montanha da Torre do Diabo não saía de sua mente. As evidências da presença de OVNIs ficavam cada vez mais evidentes em várias partes do globo e alguns casos mais intrigantes passaram a ser investigados. O cientista francês Claude Lacombe (François Truffalt) e seu intérprete americano David Laughlin (Bob Balaban) estavam estudando um fenômeno estranho que ocorreu num deserto na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Vários aviões da Segunda Guerra Mundial apareceram em perfeitas condições, porém sem os pilotos. A única testemunha era um morador do lugarejo que repetia sem parar em espanhol a mesma frase: "O Sol saiu de noite e cantou pra mim."




Paralelamente as aventuras de Roy e Claude, o diretor Steven Spielberg nos apresentou a belíssima história de Gillian Guiler (Melinda Dillon) e de seu filho Barry (Cary Guffey). O menino de três anos corria para o lado de fora da casa para ver as luzes que faziam seus brinquedos funcionarem sozinhos. A partir do aparecimento dessas imensas luzes ao redor de sua casa, Gillian também passou a ter a imagem da montanha em mente. Para desespero dela, o menino desapareceu numa noite em que as luzes voltaram a sobrevoar a sua casa e tudo levava a crer que ele tinha sido abduzido. A resposta para as perturbações de Roy e Gillian surgiu quando o noticiário da televisão divulgou que houve uma contaminação perigosa nas proximidades da montanha da Torre do Diabo. Nesse momento eles descobriram que essa era a montanha que aparecia em seus pensamentos.




Ambos seguiram rumo à montanha e se encontraram quando estavam fazendo o caminho contrário a multidão que fugia da cidade com medo. Os dois pressentiam que a história era uma farsa e desejavam chegar ao lado posterior da montanha. Eles desconfiavam que cravado na montanha havia algum tipo de experiência com seres extraterrestres e suas naves, mas não tinham certeza de nada. Quando chegaram ao topo da montanha testemunharam algo inimaginável, que mudaria suas vidas para sempre! Naves voando ao redor de uma pista e posteriormente uma nave mãe que se comunicava a partir da sequência de cinco notas: Ré, Mi, Dó, Dó, Sol. As cenas que mostravam o lado oculto da montanha me deixaram encantado, porém com muito medo. Foram três longas noites com pesadelos com extraterrestres! Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um longa-metragem com um roteiro impecável, trilha sonora empolgante de John Williams e efeitos especiais impressionantes. Jamais esquecerei daquela noite de sábado em que fui ao cinema por acaso e assisti ao maior clássico sobre extraterrestres e OVNIs da história da sétima arte!




Minha Vida no Cinema


Nenhum comentário: