sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A Vida Secreta de Walter Mitty / The Secret Life of Walter Mitty (2013)



Alguns filmes marcam nossas vidas para sempre! Assisti A Vida Secreta de Walter Mitty / The Secret Life of Walter Mitty (2013) no cinema, no dia 31 de dezembro de 2013 e admito que foi uma experiência incrível. Aquela atmosfera de renovação, repleta de motivações e sonhos para o novo ano que estava chegando, se encaixava perfeitamente na temática do longa-metragem. Os temas Wake Up da banda Arcade Fire e Space Oddity de David Bowie pareciam ter sido feitos por encomenda para o filme, porque criavam uma sensação de libertação para o personagem Walter Mitty. Na minha opinião um dos grandes méritos do filme é deixar claro que já é hora de você parar de ficar sonhando e partir para a realização de seus sonhos. Nosso grande erro é que muitas vezes vinculamos a realização de nossos sonhos a situações que talvez nunca aconteçam. Assim os anos vão passando, os sonhos vão envelhecendo e ficamos parados na zona de conforto. Graças a essa mensagem explícita, as pessoas tiveram as mais variadas reações após assistirem ao longa-metragem! Alguns adoraram o estímulo para agir imediatamente na busca da realização dos sonhos e outros criticaram dizendo que o filme mais parece uma mensagem motivacional na tela de cinema.  






Walter Mitty (Ben Stiller) era um homem de vida simplória pelas circunstâncias da vida e que para suportar a monotonia cotidiana, sonhava acordado, desejando uma vida mais empolgante. Apaixonado pela colega de trabalho Cheryl Melhoff (Kristen Wiig), precisou se cadastrar num site de relacionamentos para enviá-la uma simples piscadinha. Era funcionário do setor que revelava as fotos e arquivava os negativos na tradicional Revista LIFE há quase 15 anos. Por suas mãos passaram inúmeras capas de sucesso da revista! Porém a crise do mundo globalizado afetou as vendas da revista nas bancas de jornal e a alta direção da revista decidiu produzir somente a edição virtual. Obviamente a reação dos funcionários foi a pior possível e ainda tiveram que aturar o insuportável Ted Hendricks (Adam Scott), nomeado como Gestor de Transição. A partir daquele momento o foco passou a ser a última edição impressa da revista, que sairia em maio de 2000. Então Walter Mitty recebeu um pequeno pacote, enviado por Sean O'Connel (Sean Penn), o principal fotógrafo da revista. Ele enviou os últimos negativos como fotógrafo da revista e uma carteira com o lema da LIFE gravado na parte interna, como reconhecimento pela parceria de tantos anos com Walter Mitty.  






Uma carta escrita por Sean avisa que no negativo 25 havia uma fotografia especial, que capturou a “Quintessência” da revista LIFE e que a foto tinha sido escolhida por ele, para ser utilizada como capa da última edição. Para desespero de Mitty, o negativo 25 desapareceu e não foi encontrado no negativo junto as outras fotos. Justamente o negativo escolhido pelo principal fotógrafo da revista desapareceu! Mitty passou a ser pressionado por Ted Hendricks, que desejava saber qual era a imagem tão especial que seria a capa da última edição da LIFE. Afinal de contas, o que significa a tal “Quintessência”? Para os gregos existiam os quatro elementos conhecidos como água, ar, terra e fogo. O quinto elemento ou “Quintessência” seria uma substância diferente das outras, por ser realmente muito especial, de uma pureza impressionante e de natureza inalterável. Sem alternativas, Walter Mitty resolveu ir atrás de Sean para saber se havia alguma cópia do negativo 25. Observou as fotos do mesmo negativo, para descobrir em que lugar do planeta, o fotógrafo Sean estava trabalhando. Com a ajuda da colega de trabalho Cheryl, Mitty descobriu que o fotógrafo estava na Groenlândia e decidiu largar tudo para ir até lá.






A partir desse momento o longa-metragem nos presenteia com imagens belíssimas e cenas emocionantes! A aventura de Walter Mitty segue pela Groenlândia, Islândia e até Himalaia, entre tubarões, erupção de vulcão e leopardo das neves é empolgante! A cena em que ele desceu de skate, por uma estrada na Islândia, representa uma libertação repleta de adrenalina e emoção para o personagem! A magia da aventura, era mostrar que Mitty estava vivendo pela primeira vez em sua vida, o lema da Revista LIFE: “Ver o mundo e os perigos que virão, ver por trás dos muros, chegar mais perto, encontrar o outro e sentir. Esse é o propósito da vida.” Eu amei a história do filme A Vida Secreta de Walter Mitty, porque trouxe lições de vida importantes como parar de sonhar acordado e começar a viver plenamente. A grande mensagem do longa-metragem aparece na última cena, quando foi lançada a última capa da Revista LIFE. O fotógrafo Sean O'Connel finalmente revelou para o mundo qual era a “Quintessência” da revista. Com um desfecho emocionante, o filme encantou as plateias do mundo inteiro e na minha opinião é o melhor trabalho da carreira do ator Ben Stiller!


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema

minhavidanocinema@gmail.com
 


Nenhum comentário: