terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conta Comigo / Stand by Me (1986)


Foto: Jingoba 


Dedico o meu texto referente ao longa-metragem Conta Comigo aos meus três melhores amigos de infância! Aos 12 anos de idade nossa felicidade era plena e nossas aventuras estão muito bem guardadas em meu coração. Entre tantas atividades, destaco andar de bicicleta por toda a cidade, subir em árvores para comer frutas, jogar bola até escurecer, soltar pipa o mais alto possível e passar horas conversando ao lado de uma pequena fogueira no inverno. Eram atividades simples, mas que criavam um elo de amizade tão forte, que tudo parecia perfeito. Meus três amigos eram irmãos que eu escolhi, nossas alegrias e tristezas eram sempre compartilhadas em grupo. Era gostoso passar horas conversando sobre histórias em quadrinhos, desenhos animados, jogo de botão e carrinhos de controle remoto. Havia lealdade entre nós e hoje eu tenho a exata noção da grandeza daquelas amizades! 


TRAILER 1 - Conta Comigo


Inicialmente quero destacar a trilha sonora excelente do longa-metragem! Conta Comigo / Stand by Me (1986) começou mostrando um carro estacionado. Dentro dele estava o escritor Gordie Lachance (Richard Dreyfuss). Ele estava emocionado, porque tinha acabado de ler que o respeitado advogado Chris Chambers tinha morrido. A notícia relatava que o advogado estava numa lanchonete, quando foi esfaqueado no pescoço ao tentar apartar uma briga. As lembranças de sua infância transbordaram em sua mente no exato instante em que ele observou dois garotos andando de bicicleta. Gordie Lachance (Wil Wheaton) era um garoto que adorava inventar histórias. Morava na pequena cidade de Castle Rock e tinha 12 anos no verão de 1959. Dos 1281 habitantes da cidade, três eram seus melhores amigos. Chris Chambers (River Phoenix) sofria preconceito porque seu irmão mais velho cometia alguns furtos, Teddy Duchamp (Corey Feldman) era considerado um garoto maluco como seu pai que serviu na 2º Guerra Mundial e nunca mais foi o mesmo, Vern Tessio (Jerry O'Connell) era excluído e ignorado pelas pessoas. 


TRILHA SONORA - Stand By Me 


Tentando encontrar um pote de moedas enterrado embaixo de sua casa, Vern ouviu a conversa entre seu irmão mais velho e um amigo. Quando a gangue deles desmontava um carro roubado, viram o corpo de um jovem da cidade desaparecido há três dias. Logo Vern contou a novidade para seus amigos e eles concordaram que encontrar o cadáver do jovem desaparecido e chamar a polícia seria a concretização do sonho deles se tornarem heróis. Sem contar para ninguém sobre seus planos, os quatro amigos partiram para a jornada, sem imaginar que aquela aventura transformaria cada um deles para sempre. Seguindo a linha do trem, enfrentaram os mais variados desafios e descobriram o autoconhecimento. Num dos momentos mais inocentes da jornada, Vern perguntou para Teddy quem venceria o combate entre o Super Mouse e o Superman. Já um dos momentos mais dramáticos ocorreu numa noite em que Chris e Gordie estavam de guarda para proteger o acampamento dos coiotes. Chris chora ao dizer que foi acusado pela professora de furtar todo o dinheiro do leite. Ele confessou que devolveu todo o dinheiro, mas que infelizmente a professora só entregou uma parte. O resto do dinheiro tinha se transformado numa bela saia e se ele fizesse alguma acusação ninguém acreditaria.


TRAILER 2 - Conta Comigo 


Foi interessante descobrir que a história do longa-metragem foi inspirada no conto The Body do livro Quatro Estações de Stephen King, que é dividido em quatro capítulos: Primavera Eterna, Verão da Corrupção, Outono da Inocência e Inverno no Clube. Gordie Lachance é uma espécie de "avatar" do escritor Stephen King porque assim como o escritor perdeu seu irmão mais velho num acidente de carro, tinha problemas de relacionamento com os pais que não aceitavam a morte do filho e era um excelente inventor de histórias. Eu me emociono muito quando assisto Conta Comigo porque o diretor Rob Reiner conquistou a plateia construindo uma amizade verdadeira de quatro garotos que lamentavelmente se separam para sempre pelas circunstâncias da vida. Gordie ingressou na universidade e se tornou escritor. Chris ingressou em outra universidade e se tornou advogado. Teddy fez um curso técnico e posteriormente foi preso. Vern fez o curso técnico e ficou na cidade. Nunca mais se encontraram. A síntese do longa-metragem surge na cena em que o escritor Gordie Lachance finaliza o seu livro com a frase: “Eu nunca mais tive amigos como os que eu tive quando tinha 12 anos. Meu Deus! E alguém tem?" Em tempo, a vida também me separou dos meus três melhores amigos de infância. Infelizmente nós também nunca mais nos encontramos. 


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com  

Nenhum comentário: