quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Grease: Nos Tempos da Brilhantina / Grease (1978)



As pessoas ficam espantadas quando eu digo que assisti ao longa-metragem Grease: Nos Tempos da Brilhantina / Grease (1978) no cinema! Os amigos do meu irmão mais velho combinaram de assistir ao filme na sessão de sábado à tarde. Minha mãe decidiu levá-lo ao cinema de carro e eu acabei indo junto. Era um cineteatro antigo de esquina, com a entrada de frente para a rua, repleto de pôsteres de filmes e uma pequena bombonière. Meu irmão encontrou seus amigos, compraram ingressos e foram entrando. Meu olhar deve ter demonstrado tanto a minha vontade de entrar, que o bendito porteiro perguntou para minha mãe se eu também iria assistir ao filme. Ela respondeu que não sabia se isso seria possível pela minha idade. Ele disse que não haveria problema. Dei um beijo na minha mãe e entrei correndo naquela sala gigantesca, que tinha até um palco para encenações de teatro e um pé direito de uns 15 metros de altura. Naquela tarde eu não imaginava que estava assistindo um musical que marcaria a minha vida para sempre!




Nas férias de verão na Califórnia, no final dos anos 50, Danny Zuko (John Travolta) conhece Sandy Olsson (Olivia Newton-John). O casal se apaixona! Apesar das juras de amor, os jovens sofrem, porque logo a família dela voltará para a Austrália. Logo as aulas começam e Zuko, o rapaz mais popular do colégio, chega com seu jeito rebelde. Por uma ironia do destino, a garota Sandy fica nos Estados Unidos para estudar e se matricula por acaso no mesmo colégio dele. Quando eles se reencontram ela fica radiante e ele finge que nem se lembra dela para manter sua fama de rebelde conquistador.




Zuko reflete muito bem a alma masculina! É capaz de perder um grande amor para manter a sua fama de rebelde conquistador. Já Sandy representa a alma feminina, que mesmo apaixonada por um rapaz problemático, acredita na redenção do amado. Além do casal principal, o longa-metragem nos presenteia com personagens secundários cativantes que formam os T-Birds e as Pink Ladies.




O elenco secundário é fundamental para o sucesso do longa-metragem! Os personagens Kenickie Willians (Jeff Conaway) e Sonny Lattiery (Michael Tucci) se destacam como membros dos T-Birds. Já as personagens Jan Martin (Jamie Donnelly) e Betty Rizzo (Stockard Channing) cativam pelo charme como Pink Ladies. Aliás o romance do casal coadjuvante Kenickie e Betty Rizzo cativa o público porque é verdadeiro e não é meloso!




A senhora McGee (Eve Ardem) ganha destaque como Diretora em fim de carreira que só tem forças para lamentar o comportamento inconveniente de parte dos alunos do colégio. Uma curiosidade sobre o elenco é que o ator John Travolta tinha 24 anos quando interpretou Danny Zuko no longa-metragem Grease - Nos Tempos da Brilhantina, porém já tinha participado aos 18 anos da peça Grease na Broadway, interpretando o personagem Kenickie Willians, amigo de Zuko.




O longa-metragem possui inúmeras cenas inesquecíveis, mas a minha preferida é aquela em que os T-Birds cantam Greased Lightning na oficina. A música tem um ritmo empolgante e a coreografia é criativa porque utiliza até um motor. Afinal de contas, qual a turma de rapazes que um dia não sonhou em transformar o carro velho numa máquina possante? E como afirma a letra da música: carburador envenenado, calota cromada e vão chover garotas pra gente curtir! Grease é aquele filme que faz as pessoas saírem do cinema com vontade de dançar! A trilha sonora do filme é maravilhosa e as coreografias são empolgantes. O diretor Randal Kleiser conseguiu transpor para a tela o universo dos jovens americanos do final dos anos 50, reconstruindo o figurino e caprichando na cenografia.




Um filme impecável, que foi classificado entre os 25 melhores do gênero musical na história do cinema e que recebeu uma bela homenagem da série Glee.




 

Nenhum comentário: