sábado, 30 de agosto de 2014

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros / Jurassic Park (1993)





Confesso que sou completamente apaixonado por dinossauros! Minha paixão começou no ano de 1980, quando eu assisti pela primeira vez o seriado O Elo Perdido (1974) na televisão. O guarda florestal Rick Marshall, seu filho Will e sua filha Holly navegavam de bote por um rio de corredeiras perigosas, quando caíram de uma imensa cachoeira. Acordaram numa floresta e estavam sendo observados por um Tiranossauro Rex! É importante salientar que todos os dinossauros que participavam da série se movimentavam graças a técnica de stop motion (técnica de animação em que o boneco é filmado quadro a quadro). Os personagens Cha-Ka, Sleestaks, Enic e Zarn também participavam dos episódios. Tenho a certeza de que muitos de vocês já assistiram essa série!




Imaginem então a minha euforia quando o diretor Steven Spielberg lançou o filme Jurassic Park – Parque dos Dinossauros / Jurassic Park (1993), baseado na história do livro homônimo do autor Michael Crichton. O longa-metragem traz a história do excêntrico bilionário John Hammond (Richard Attenborough), que construiu um parque com dinossauros vivos, numa ilha da Costa Rica. O parque oferecia toda a infra-estrutura para seus visitantes, desde praças de alimentação até lojas de souvenirs. Porém antes da inauguração o bilionário decide convidar um grupo seleto de pessoas, liderados pelo paleontólogo Alan Grant (Sam Neill) para conhecer as instalações do Parque dos Dinossauros. Lembro-me da minha ansiedade quando sentei na poltrona do cinema. O longa-metragem começou e fiquei encantado pela trilha sonora do maestro John Williams. Os minutos passavam e não aparecia nenhum dinossauro, mas quando eu menos esperava a câmera mostrou os olhares de encantamento dos personagens. Em seguida apareceu na tela do cinema um imenso Braquiossauro andando pelo parque. Nunca mais esquecerei do movimento perfeito e da textura da sua pele! A câmera foi afastando e outros tipos de dinossauros aparecem no Parque dos Dinossauros. Fiquei arrepiado de tanta emoção.






O paleontólogo e seu grupo continuam o passeio, mas como profissional da área ele achava muito arriscado manter dinossauros em cativeiro. Sua preocupação aumentou muito quando ele descobriu que além do tão temido Tiranossauro Rex, o parque tinha vários Velociraptors, que eram dinossauros carnívoros muito agressivos. Os problemas surgem quando um dos funcionários da sala de controle central decidiu roubar embriões para vender no mercado paralelo. Para facilitar a fuga ele desligou o sistema de cercas elétricas de segurança, os dinossauros escaparam e a situação no parque ficou fora de controle. A partir daí o longa-metragem fica muito tenso porque os humanos passam a ser caçados pelos predadores. A plateia grita e se assusta com os dinossauros e parece que ninguém sairá vivo daquele pesadelo! Jurassic Park – Parque dos Dinossauros foi um marco na história do cinema porque utilizou computadores para criar os dinossauros. O filme venceu em 3 categorias do prêmio OSCAR e ganhou o título de maior bilheteria da história, desbancando E.T. - O Extraterrestre (1982) e manteve o título até 1998. Jurassic Park – Parque dos Dinossauros é um filme que revolucionou o cinema e na minha opinião é o melhor filme de dinossauros da história da sétima arte!


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com 

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

E.T. - O Extraterrestre / E.T. the Extra-Terrestrial (1982)



Um dos maiores orgulhos que tenho como cinéfilo é ter assistido ao filme E.T. - O Extraterrestre / E.T. the Extra-Terrestrial na tela do cinema em 1982. A sala estava completamente lotada e quando as luzes se apagaram, fiquei envolvido pela trilha sonora do inigualável maestro John Williams. Na história do longa-metragem, o garoto Elliot (Henry Thomas), encontra um extraterrestre perdido no quintal de sua casa. Confesso que a primeira vez que eu vi o E.T. em cena, a minha impressão não foi das melhores porque ele era feio e esquisito, mas em poucos minutos de filme percebi que a sua verdadeira beleza era interior. Aquele baixinho com a ponta do dedo iluminada conquistou rapidamente toda a plateia, porque assim como uma criança, ele queria conhecer todas as novidades daquele mundo novo. Além disso as crianças eram solidárias ao seu sofrimento porque ele sentia saudades de casa. Minha identificação com a aventura do filme era enorme, porque eu também tinha uma turma de amigos para a vida inteira que andava de bicicleta por todo lado. 




Os jovens viveram as mais variadas experiências com aquele E.T. bondoso e curioso. Aos poucos o menino e o extraterrestre começaram a viver em simbiose pela intensidade da afinidade entre eles. Toda aquela aventura parecia um sonho, mas infelizmente as autoridades descobriram que o extraterrestre estava escondido na casa de Elliot. Jamais esquecerei o quanto eu sofri quando eles invadiram a casa para prender o extraterrestre! Como criança eu não entendia porque alguém deveria ser caçado por ser diferente. Ao mesmo tempo em que o filme desperta sentimentos doces na plateia, gera reflexões sobre preconceito e intolerância. Exatamente por isso é que eu vibrei quando as crianças fugiram das autoridades com suas bicicletas, levando o E.T. sentado na cestinha do guidão. Pedalei junto com aquelas crianças na poltrona do cinema e fiquei aflito quando eles foram encurralados pela polícia. Foi quando o diretor Steven Spielberg, nos presenteou com uma das cenas mais lindas da história do cinema! Quando os carros bloquearam a passagem, as bicicletas começaram a voar, tendo a Lua como fundo e a trilha sonora de John Williams para nos fazer chorar. Simplesmente maravilhoso! 




Finalmente as crianças chegaram ao local em que o E.T. seria resgatado pela tripulação de sua nave e senti uma mistura de alegria e tristeza, porque era como se um grande amigo meu fosse viajar para sempre. A nave pousou e antes de embarcar o E.T. colocou a ponta iluminada do dedo na testa de Elliot e disse: “Eu estarei bem aqui.” Inesquecível. Naquela tarde a emoção do filme tomou conta de mim. Jamais eu poderia supor que o filme E.T. - O Extraterrestre, dirigido por Steven Spielberg, seria um clássico para as futuras gerações, que ganharia 4 prêmios OSCAR e que se tornaria o filme mais visto da história do cinema (título mantido até 1993). Já em 2014 eu assisti novamente o longa-metragem, acompanhado de algumas crianças e fiquei impressionado pela emoção e alegria que elas sentiram assistindo ao filme. Elas riram, torceram e choraram exatamente como eu fiz em 1982 no cinema! Definitivamente E.T. - O Extraterrestre é um filme que não envelheceu e certamente encantará cada nova geração. 


Blog Minha Vida no Cinema 
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

_o/ Verão Americano 2014




Chegou ao fim o período chamado de “Verão Americano”. Entre os meses de abril e agosto de 2014 os estúdios lançaram os longas-metragens considerados blockbusters (campeões de bilheteria). É o período do ano em que eu vou ao cinema para me divertir e comer um balde de pipoca! A excelência e a emoção estiveram presentes, mas a decepção também marcou presença. A seguir você verá a relação dos filmes blockbusters do “Verão Americano”, acompanhada dos meus comentários sobre como foi a temporada de filmes no cinema em 2014.


Noé (Paramount)
Capitão América 2: O Soldado Invernal (Disney / Buena Vista)
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (Sony Pictures)
Godzilla (Warner)
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (Fox)
Malévola (Disney)
Juntos e Misturados (Warner)
No Limite do Amanhã (Warner)
A Culpa é das Estrelas (Fox)
Como Treinar seu Dragão 2 (Fox)
Transformers: A Era da Extinção (Paramount)
Planeta dos Macacos: O Confronto (Fox)
Guardiões da Galáxia (Disney / Buena Vista)
As Tartarugas Ninja (Paramount)
Os Mercenários 3 (California)



O MELHOR LONGA-METRAGEM

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - TRAILER

Planeta dos Macacos: O Confronto - TRAILER

Para a alegria e surpresa dos fãs de filmes blockbusters, classifiquei duas produções na categoria de melhor longa-metragem do ano de 2014. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é um filme que trouxe uma das melhores histórias do universo dos mutantes. Além disso, enviar o personagem Wolverine para o passado, foi interessante e emocionante. O grande número de personagens presentes nessa aventura empolgou os fãs da franquia e preparou muito bem o cenário para X-Men: Apocalypse (2016). Já o filme Planeta dos Macacos: O Confronto trouxe a continuação da história do macaco César, tendo que administrar uma batalha entre símios e humanos. A profundidade dos conflitos emocionais de César impressiona. Outro destaque do filme é a interpretação genial do ator Andy Serkis, que mesmo através da técnica de captura de movimentos, consegue emocionar os fãs da franquia interpretando o macaco César!



O LONGA-METRAGEM QUE DECEPCIONOU

Godzilla - TRAILER

Quando eu assisti pela primeira vez o trailer de Godzilla fiquei muito empolgado, principalmente porque sou fã do gênero tokusatsu. Infelizmente o filme não correspondeu a minha expectativa. A primeira parte do filme destaca somente o drama familiar do personagem Ford Brody. Na segunda parte surgem dois monstros que destroem as cidades e finalmente nos últimos 20 minutos, Godzilla aparece na tela para lutar contra seus inimigos. Na minha opinião, teve pouco Godzilla em ação.



O LONGA-METRAGEM MAIS COMENTADO PELO PÚBLICO

A Culpa é das Estrelas - TRAILER

Sem dúvida alguma, o filme mais comentado pelo público foi A Culpa é das Estrelas. Baseado no livro homônimo de John Green, despertou o interesse de jovens e adultos, porque relata o drama vivido por Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters. Um filme feito para as pessoas chorarem! Como todos já sabiam que o casal protagonista sofreria muito, atraiu uma multidão de fãs dispostas a sofrer. Obviamente surgiram críticas contra o filme por considerarem o tema pesado demais.



O LONGA-METRAGEM REVELAÇÃO

Guardiões da Galáxia - TRAILER

Até mesmo o fã mais apaixonado pela Marvel tinha medo que o filme Guardiões da Galáxia se tornasse um fracasso imenso. O filme trouxe personagens muito estranhos, porém teve a capacidade de torná-los extremamente carismáticos. Com uma história empolgante, acompanhada de uma trilha sonora impecável, o público se apaixonou pelos cinco guardiões. Além disso, aproxima Guardiões da Galáxia e Os Vingadores quando traz para a tela o vilão Thanos e mais uma Joia do Infinito!



A MELHOR CENA

Mercúrio em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Na minha opinião, a cena mais espetacular do “Verão Americano” aconteceu no longa-metragem X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Quando os X-Men se unem para resgatar um dos personagens mais carismáticos da franquia, acabam encurralados por policiais armados que começam a atirar. Quando a situação parecia desfavorável para os X-Men, o personagem Mercúrio exibe seus poderes, numa cena espetacular e inesquecível, que empolgou todos os fãs da franquia. Confira!



O MELHOR PERSONAGEM

Rocket Raccoon e Groot

Indiscutivelmente o troféu de Melhor Personagem do “Verão Americano” irá para uma dupla! Os personagens Rocket Raccoon e Groot, dublados respectivamente por Bradley Cooper e Vin Diesel, ganharam a simpatia da crítica e do público. O filme Guardiões da Galáxia teve méritos ao trazer um guaxinim geneticamente manipulado e um monstro planta extraterrestre, tão carismáticos e apaixonantes, que ofuscaram o brilho do galã protagonista Peter Quill (Senhor das Estrelas).



O PIOR FILME LONGA-METRAGEM

Transformers: A Era da Extinção - TRAILER

No quarto filme da franquia, o diretor Michael Bay errou na escolha do protagonista. Mark Walberg não é um ator carismático e pouco acrescenta para a história. O que realmente interessou foram os robôs se arrebentando nas batalhas. Porém o excesso de efeitos digitais incomoda porque torna as sequências de luta incompreensíveis e traz uma leveza irreal para os robôs. Com uma história fraca, interpretações questionáveis e o excesso de efeitos digitais, Transformers: A Era da Extinção é considerado por mim como o pior longa-metragem do “Verão Americano” em 2014.


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com






sábado, 9 de agosto de 2014

\*_*/ Onde Moram os Visitantes do Blog?



BLOG MINHA VIDA NO CINEMA

Todos os dias o blog recebe visitas de pessoas apaixonadas pelo cinema, que moram em vários países do globo. Cada visitante é único e especial para mim e agradeço a todos pelo carinho e apoio! É muito gratificante receber mensagens tão sinceras e carinhosas no e-mail minhavidanocinema@gmail.com 
Quando resolvi criar meu blog aqui no Brasil, jamais imaginei que fosse conhecer tantas pessoas incríveis! Eu estou muito FELIZ porque o blog Minha Vida no Cinema é conhecido em 74 países! (última atualização em 05/05/2018).
Muito obrigado por visitar o meu blog e indicá-lo aos seus amigos! O nosso amor pela arte do cinema é universal. Como forma de agradecimento, valorizando o feedback, destaco o país onde cada um dos amigos do blog mora.
Por favor, continuem colaborando para a melhoria do blog Minha Vida no Cinema. Um grande abraço para todos e viva a magia do cinema que encanta o mundo!




AMÉRICA DO SUL (09)




BRASIL





ARGENTINA





BOLÍVIA





CHILE




COLÔMBIA




EQUADOR




PARAGUAI




PERU





VENEZUELA




AMÉRICA DO NORTE (03)




CANADÁ





ESTADOS UNIDOS




MÉXICO




AMÉRICA CENTRAL (03)



COSTA RICA




JAMAICA




REPÚBLICA DOMINICANA




EUROPA (25)




ALEMANHA




BÉLGICA





BIELORRÚSIA




ESLOVÊNIA





ESPANHA





FRANÇA




GEÓRGIA




GRÉCIA




HOLANDA





IRLANDA




ISLÂNDIA





ITÁLIA




LETÔNIA




LITUÂNIA





MONTENEGRO




NORUEGA





POLÔNIA





PORTUGAL





REINO UNIDO




REPÚBLICA CHECA





ROMÊNIA





RÚSSIA





SUÉCIA





SUÍÇA





UCRÂNIA




OCEANIA (01)




AUSTRÁLIA




ÁSIA (27)



ARÁBIA SAUDITA


 

ARMÊNIA






CHINA




COREIA DO SUL




EMIRADOS ÁRABES UNIDOS




FILIPINAS





HONG KONG





ÍNDIA





INDONÉSIA




IRÃ




IRAQUE





ISRAEL





JAPÃO




JORDÂNIA




LÍBANO





MALÁSIA




MONGÓLIA




PAQUISTÃO




QUIRGUISTÃO





SINGAPURA




SÍRIA





SRI LANCA




TAILÂNDIA




TAIWAN




TURCOMENISTÃO





TURQUIA




VIETNÃ





ÁFRICA (06)




ANGOLA




BENIN




QUÊNIA





MOÇAMBIQUE





NIGÉRIA




REPÚBLICA DE MAURÍCIO




Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br 
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com