sábado, 30 de agosto de 2014

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros / Jurassic Park (1993)





Confesso que sou completamente apaixonado por dinossauros! Minha paixão começou no ano de 1980, quando eu assisti pela primeira vez o seriado O Elo Perdido (1974) na televisão. O guarda florestal Rick Marshall, seu filho Will e sua filha Holly navegavam de bote por um rio de corredeiras perigosas, quando caíram de uma imensa cachoeira. Acordaram numa floresta e estavam sendo observados por um Tiranossauro Rex! É importante salientar que todos os dinossauros que participavam da série se movimentavam graças a técnica de stop motion (técnica de animação em que o boneco é filmado quadro a quadro). Os personagens Cha-Ka, Sleestaks, Enic e Zarn também participavam dos episódios. Tenho a certeza de que muitos de vocês já assistiram essa série!




Imaginem então a minha euforia quando o diretor Steven Spielberg lançou o filme Jurassic Park – Parque dos Dinossauros / Jurassic Park (1993), baseado na história do livro homônimo do autor Michael Crichton. O longa-metragem traz a história do excêntrico bilionário John Hammond (Richard Attenborough), que construiu um parque com dinossauros vivos, numa ilha da Costa Rica. O parque oferecia toda a infra-estrutura para seus visitantes, desde praças de alimentação até lojas de souvenirs. Porém antes da inauguração o bilionário decide convidar um grupo seleto de pessoas, liderados pelo paleontólogo Alan Grant (Sam Neill) para conhecer as instalações do Parque dos Dinossauros. Lembro-me da minha ansiedade quando sentei na poltrona do cinema. O longa-metragem começou e fiquei encantado pela trilha sonora do maestro John Williams. Os minutos passavam e não aparecia nenhum dinossauro, mas quando eu menos esperava a câmera mostrou os olhares de encantamento dos personagens. Em seguida apareceu na tela do cinema um imenso Braquiossauro andando pelo parque. Nunca mais esquecerei do movimento perfeito e da textura da sua pele! A câmera foi afastando e outros tipos de dinossauros aparecem no Parque dos Dinossauros. Fiquei arrepiado de tanta emoção.






O paleontólogo e seu grupo continuam o passeio, mas como profissional da área ele achava muito arriscado manter dinossauros em cativeiro. Sua preocupação aumentou muito quando ele descobriu que além do tão temido Tiranossauro Rex, o parque tinha vários Velociraptors, que eram dinossauros carnívoros muito agressivos. Os problemas surgem quando um dos funcionários da sala de controle central decidiu roubar embriões para vender no mercado paralelo. Para facilitar a fuga ele desligou o sistema de cercas elétricas de segurança, os dinossauros escaparam e a situação no parque ficou fora de controle. A partir daí o longa-metragem fica muito tenso porque os humanos passam a ser caçados pelos predadores. A plateia grita e se assusta com os dinossauros e parece que ninguém sairá vivo daquele pesadelo! Jurassic Park – Parque dos Dinossauros foi um marco na história do cinema porque utilizou computadores para criar os dinossauros. O filme venceu em 3 categorias do prêmio OSCAR e ganhou o título de maior bilheteria da história, desbancando E.T. - O Extraterrestre (1982) e manteve o título até 1998. Jurassic Park – Parque dos Dinossauros é um filme que revolucionou o cinema e na minha opinião é o melhor filme de dinossauros da história da sétima arte!


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com 

Nenhum comentário: