terça-feira, 2 de setembro de 2014

Titanic / Titanic (1998)



Antes mesmo do lançamento do longa-metragem Titanic / Titanic (1998) nos cinemas, os cinéfilos já comentavam sobre a grandiosidade da história dirigida pelo genial James Cameron. A crítica especializada temia um fracasso de bilheteria, porque o orçamento de U$ 200 milhões de dólares era gigantesco, como o próprio navio do título. Na época as pessoas ficaram curiosas para assistir ao filme, para saber como a tragédia aconteceu, porém os mais idosos diziam que mostrar a tragédia era um desrespeito a memória daqueles que morreram. Como cinéfilo, eu tinha muita vontade de assistir Titanic, para entender como as coisas aconteceram. Quando fui ao cinema, o movimento estava bem tranquilo. É interessante lembrar que no primeiro mês de exibição, as salas de cinema tinham um movimentam normal. Porém as pessoas foram comentando sobre a qualidade do filme e o interesse foi aumentando a cada semana. Ao contrário do que todos acreditavam, a história focava num amor no estilo Romeu e Julieta, que aconteceu no Titanic.




Quando as pessoas descobriram que o naufrágio ficava em segundo plano, as salas de cinema ficaram completamente lotadas. Até as pessoas que não tinham o hábito de ir ao cinema, foram assistir Titanic! Sou apaixonado pela história do filme e assisti ao filme 5 vezes no cinema. Adoro o foco no amor proibido entre Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet). Caledon Hockley (Billy Zaine) está perfeito como o inconformado noivo traído, que faz de tudo para acabar com o romance. Além disso, a fotografia é linda e a trilha sonora de James Horner é impecável. A história do filme começou com a equipe do caçador de tesouros Brock Lovett (Bill Paxton), procurando o colar do Coração do Oceano nos destroços do Titanic. Infelizmente a equipe só encontrou um cartaz, com um desenho de uma moça nua. Quando a senhora Elderly Rose (Gloria Stuart) viu a matéria na televisão, entrou em contato com a equipe para dizer que aquela moça do desenho era ela. 




Convidada a visitar o barco da equipe em alto mar, Elderly começou a narrar para a tripulação, a história de amor que viveu nos últimos dias do Titanic. Disse que Jack Dawson era um desenhista fantástico, que ganhou duas passagens do Titanic, num jogo de cartas num bar. No navio ele se apaixonou por Rose, quando ela observava o mar no deck da primeira classe. Na primeira noite no navio, Jack estava fumando na proa do navio, quando viu Rose correndo para se jogar no oceano. Ele convenceu a jovem a não pular no mar gelado e na confusão quase acabou preso pelos marinheiros do navio. Daquele encontro começou um lindo romance e a plateia se encanta pelos momentos simples e emocionantes que o casal compartilha a bordo do Titanic. Foi divertido acompanhar a animada festa na terceira classe e o beijo deles na proa do navio foi inesquecível. 




Na fria noite de 14 de abril de 1914, Jack e Rose estavam em clima de romance proibido e quando corriam pelo deck do navio, acabaram sendo testemunhas da colisão entre o navio e um iceberg. O imenso bloco de gelo rasgou o casco do Titanic e condenou o imenso navio. Começou aqui a parte do filme que mais impressiona as pessoas, porque muitas pessoas morreram. Porém prefiro destacar a minha cena preferida no longa-metragem. O navio estava afundando rapidamente e Caledon convence Rose a embarcar num bote salva vidas, dizendo que ele e Jack, embarcariam posteriormente em outro bote. A câmera focou no rosto de Rose, que sofreu pela ideia de deixar Jack no navio. Ao som da linda trilha sonora, Rose fez algo surpreendente e deixou Jack e Caledon perplexos! A personalidade forte dos personagens e o roteiro muito bem escrito, justificam o imenso sucesso do filme. Apesar de ter 3 horas e 14 minutos, a história não é cansativa e guarda surpresas maravilhosas no desfecho. Afinal de contas, será que o famoso Coração do Oceano será encontrado? Titanic foi o maior sucesso sucesso de bilheteria da história do cinema, desbancando Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993). Infelizmente Titanic perdeu o título em 2009, quando foi ultrapassado por Avatar. 


Blog Minha Vida no Cinema 
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com





Nenhum comentário: