sexta-feira, 1 de julho de 2016

Sem Reservas / No Reservations (2007)



O diretor Scott Hicks escolheu o ambiente da alta gastronomia para ambientar a história da chefe de cozinha Kate Armstrong, que mesmo após anos de terapia, não admitia que era monotemática e chata. Para ela o sinônimo de solidão era liberdade! Assisti Sem Reservas / No Reservations em 2007 no cinema e confesso que fiquei curioso porque a trama abordava a transformação forçada na vida da chefe de cozinha Kate. O longa-metragem me fez sentir os aromas e sabores, sempre muito bem acompanhados de uma trilha sonora maravilhosa. Na minha opinião, a magia da gastronomia existe porque os melhores momentos entre amigos ocorrem na cozinha. O ato de preparar e posteriormente servir os pratos aos amigos é como uma ritual, que gera a oportunidade de contar e ouvir as grande histórias! 




Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) era uma chefe de cozinha francesa, arrogante, individualista e metódica. Solitária, sua única motivação era o trabalho. A noite daquele sábado seria especial para ela, porque ela receberia a visita da sua irmã Christine (Arija Bareikis) e da sua sobrinha Zoe (Abigail Breslin) para o jantar. Ainda no restaurante, Kate recebeu um telefonema informando que o carro da sua irmã tinha se envolvido num acidente. Infelizmente sua irmã tinha morrido, mas sua sobrinha estava viva. Como o pai de Zoe nunca assumiu a filha, a menina estava órfã. A solteira Kate ficou assustada, porque a partir daquela tragédia, a sua sobrinha moraria com ela em Nova Iorque. Nos primeiros dias, a chefe de cozinha não trabalhou para cuidar de Zoe, que não comi a nana e chorava muito. Quando Kate voltou ao restaurante teve uma surpresa desagradável. Um subchefe de cozinha tinha sido contratado durante a sua ausência e as pessoas adoravam trabalhar ao seu lado. 




O subchefe de cozinha italiana Nick Palmer (Aaron Eckhart) era gentil, bem humorado, alegre a só cozinhava ouvindo ópera. A convivência dos dois foi muito complicada, porque Kate fazia questão de ignorar o estilo gastronômico dele. A arrogância de Kate só foi quebrada quando Zoe foi ao restaurante e comeu um prato imenso de macarrão com molho basílico, preparado por Nick. A humildade de Kate durou alguns segundos e logo ela passou a reclamar de Nick. Paula (Patricia Clarkson) era a dona do restaurante e estava cansada do modo como Kate tratava a equipe de trabalho. Porém a situação começou a se modificar quando Kate esqueceu Zoe na escola e ficou devendo um desejo para a sobrinha. A menina escolheu a noite de sábado, para comer pizza caseira, ao lado de Kate e Nick! O tema da noite foi um Safari na África e todos se divertiram muito. Já de madrugada, Kate perguntou para Nick: “Por que você não tem uma cozinha própria?” Ele respondeu: “Ainda não chegou a proposta certa!” 




Como Zoe acompanhava Kate todas as noites no restaurante, seu rendimento escolar caiu muito, porque ela tinha sono de manhã. A diretora reclamou e a tia proibiu a menina de acompanhá-la no trabalho. Zoe ficou revoltada e sua tia decidiu não trabalhar aquele dia para dar mais atenção a sobrinha. Naquela noite Nick motivou a equipe, foi competente e conquistou os clientes. Encantada pelo seu carisma, Paula o convidou para ser o novo chefe de cozinha do restaurante. De madrugada, Nick levou "fondue" para Kate e eles começaram a namorar. No dia seguinte, os três passearam juntos pelo parque, como uma família feliz. Porém quando Kate voltou para o trabalho na segunda-feira, percebeu que Paula só elogiava o trabalho de Nick. A enfurecida Kate se trancou com Nick na câmara fria para discutir. Foi quando ele disse: “Paula me convidou para ser o chefe do restaurante!” Pegou suas coisas e pediu demissão. Kate chegou decepcionada em casa decepcionada pela atitude de Paula e se surpreendeu quando ouviu o recado de Nick em sua secretária eletrônica: “Só para constar... Eu recusei!” 




O longa-metragem Sem Reservas / No Reservations conquistou os amantes da gastronomia em todo o mundo, porque os pratos foram preparados por renomados chefes de cozinha. A beleza dos pratos era tão grande, que quase podíamos sentir os aromas no cinema. Depois de assistir ao filme, muitas pessoas passaram a se arriscar mais na arte de cozinhar! Já o roteiro foi muito verdadeiro, porque nos mostrou que a vida pode nos trazer surpresas inesperadas, que muitas vezes nos obrigam a renunciar a certas coisas. Com criatividade e bom gosto, a história me envolveu completamente e acredite que o desfecho surpreenderá você! Inspire-se e liberte o chefe de cozinha que está adormecido dentro de você... 


Blog Minha Vida no Cinema 
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema 
minhavidanocinema@gmail.com

Nenhum comentário: