quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Interestelar / Interstellar (2014)



Interestelar / Interstellar (2014) é um longa-metragem de ficção científica, repleto de drama e angústia. O diretor Christopher Nolan criou um universo distópico e propositalmente não definiu o ano em que as situações aconteciam. Nesse cenário catastrófico as condições climáticas na Terra pioravam cada vez mais, as pragas devastavam as grandes plantações e a produção de alimentos diminuía a cada ano. Com o objetivo de perpetuar a espécie humana, a NASA decidiu iniciar uma nova missão espacial, que desse continuidade a Missão Lázaro. No passado essa missão tinha identificado três planetas que ofereciam condições para a colonização humana. Agora uma nova missão da NASA seria enviada na espaçonave Endurance para uma passagem próxima a Saturno, chamada de Buraco de Minhoca (wormhole), que ligava a Via Láctea com uma galáxia desconhecida. Ali estavam os três planetas, batizados de Miller, Edmunds e Mann, que orbitavam na entrada de um Buraco Negro. Para completar a tripulação da nova missão espacial só faltava o piloto da espaçonave. 




Cooper (Matthew McConaughey) era um ex-piloto da NASA e também Engenheiro Espacial. Aposentou-se após um acidente, tornou-se um fazendeiro e cultivava milho. Na casa desse viúvo, moravam seu sogro Donald (John Lithgow) e seus filhos Murphy (Mackenzie Foy) e Tom (Timothée Chalamet). Sua filha Murphy era muito inteligente, mas tinha problemas na escola, porque admirava o Projeto Espacial Apollo. Na opinião de seus professores, o projeto foi uma farsa para enganar os soviéticos e que os seres humanos deveriam preocupar-se exclusivamente com os problemas da Terra como falta de alimentos e pragas nas plantações. Em casa, a racional Murphy, não compreendia porque um fantasma derrubava os livros de sua estante. Então Cooper descobriu numa tarde que o tal fantasma era uma inteligência desconhecida, que enviava uma coordenada geográfica baseada em binários matemáticos, enviados através de radiação gravitacional. 




Intrigado para saber o que havia naquela coordenada geográfica, Cooper decidiu ir até o local e ficou surpreso ao descobrir que Murphy estava escondida no carro. Ali havia uma base da NASA e os dois foram capturados. O responsável da NASA pelo projeto de exploração dos novos planetas era um velho professor de Cooper, chamado John Brand (Michael Caine). Cooper foi convencido a pilotar a Endurance para tentar salvar a raça humana, incluindo a sua família, porém Murphy ficou revoltada. A espaçonave partiu para a missão espacial, ao som de uma trilha sonora hipnotizadora do compositor Hans Zimmer. As imagens do espaço sideral eram deslumbrantes, no caminho até Saturno. A tripulação da Endurance era composta pelo piloto Cooper, a bióloga Amélia Brand (Anne Hathaway), o cientista Romilly (David Gyasi), o físico Doyle (Wes Bentley) e dois robôs chamados TARS (Bill Irwin) e CASE (Josh Stewart). 




Próximo a Saturno eles entraram no Buraco de Minhoca e após a turbulenta travessia, tiveram a possibilidade de explorar o intrigante planeta Miller e depois o inerte planeta Mann. O desespero da tripulação começou quando descobriram que devido a proximidade dos planetas com o Buraco Negro, poucas horas naqueles planetas, equivaliam a alguns anos na Terra. Isso ocorria devido a deformação do espaço-tempo daqueles planetas, que orbitavam nas proximidades do Buraco Negro, que desacelerava o envelhecimento e modificava a passagem de tempo da tripulação. Foi emocionante e desesperador assistir aos vídeos que Cooper recebia de seus filhos Murphy (Jessica Chastain) e Tom (CaseyAffleck) 20 anos mais velhos. Ele temia que seus filhos morressem idosos, antes mesmo de sua possível volta a Terra. Após inúmeros problemas e algumas mortes, Cooper e Amélia decidiram pousar em Edmonds. Com pouco combustível, decidiram tangenciar o Buraco Negro e mergulhar rumo ao planeta. 




Com alterações na Endurance de tempo e espaço nas proximidades do Buraco Negro, Cooper desmaiou e acordou flutuando dentro de um cubo tesserato extradimensional. O diretor Christopher Nolan impressiona pela criatividade de um desfecho baseado em seres da 5º dimensão e do loop do tempo, mostrando que a modificação das variáveis de espaço e tempo, criam a possibilidade de deslocamentos temporais entre aquilo que chamados de passado e futuro. Com um desfecho criativo, inimaginável e muito complicado, Interestelar mostra que é um longa-metragem para apaixonados pelo gênero de ficção científica, devido a complexidade de seus conceitos. Quando assisti ao filme no cinema, após as 2 horas e 45 minutos, percebi que as pessoas ficaram confusas com a história. Como cinéfilo, acredito que Interestelar será lembrado como uma obra-prima complexa da ficção científica, assim como 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968). 


BURACO NEGRO: de acordo com a Teoria da Relatividade, um Buraco Negro é uma região do espaço sideral, que suga qualquer partícula que se movimente próximo de sua entrada. Nem mesmo as partículas que se movam na velocidade da luz conseguem escapar de sua força. É o resultado da deformação do espaço-tempo, causado após um colapso gravitacional de uma estrela. 

BURACO DE MINHOCA: é uma deformação hipotética do contínuo espaço-tempo, ou seja, um atalho através do espaço e do tempo. É como um túnel que possui entrada e saída, ligando dois pontos muito distantes entre si. É utilizado pela Ufologia para justificar a entrada de discos voadores na atmosfera terrestre. Não existe evidência concreta da existência do Buraco de Minhoca, embora seja viável pela Teoria da Relatividade. 


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Quarteto Fantástico / The Fantastic Four (2015)



Sempre fui fã do Quarteto Fantástico e o meu personagem favorito é o Coisa. Quando criança eu adorava assistir ao desenho animado intitulado Os 4 Fantásticos. Criados por Stan Lee e Jack Kirby na década de 60, os personagens ganharam superpoderes após uma viagem espacial em que foram surpreendidos por uma tempestade de raios cósmicos. O corpo de Reed Richards tornou-se elástico e sua esposa Sue Storm desenvolveu a capacidade da invisibilidade. Johnny Storm conseguia inflamar seu corpo e Ben Grimm transformou-se num monstro de pedra. No cinema fiz questão de assistir Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007). Em 2015 a FOX lançou uma nova aventura dos heróis no cinema e eu fiquei perplexo com a enorme quantidade de críticas negativas ao filme.




Eu assisti ao longa-metragem Quarteto Fantástico / The Fantastic Four (2015) no cinema e percebi que houve um desencontro lamentável entre a FOX e o diretor Josh Trank, que resultou numa revolta exagerada dos fãs do Quarteto Fantástico. Primeiramente quero destacar que o roteiro do longa-metragem foi baseado no Universo Ultimate, criado por Mark Millar, Brian Michael Bendis e Adam Kubert, que é completamente diferente do Universo MARVEL original. Nessa nova versão, os personagens são jovens e ainda frequentam a escola. Reed é o melhor amigo de Ben. Sue e Johnny são filhos de Franklin Storm, o fundador dos laboratórios BAXTER. O acidente que deu origem aos poderes dos personagens aconteceu numa máquina de teletransporte no laboratório e não durante uma viagem espacial.




O diretor Josh Trank foi inovador quando trouxe o Universo Ultimate para as telas de cinema, porém cometeu alguns erros que prejudicaram o seu trabalho. O longa-metragem parecia uma ficção científica devido ao seu ritmo lento e o tom sombrio. Um grave erro do roteiro foi modificar a história da mutação dos personagens na máquina de teletransporte, não enviando um dos membros do Quarteto Fantástico para o Planeta Zero, repleto de lava vulcânica e onde ocorreram as mutações. Outro erro do roteiro foi inserir um salto de 1 ano no tempo, logo após as mutações dos personagens e não houve aprofundamento dos sentimentos dos personagens, principalmente da revolta do Coisa. Com a alta tensão criada nos bastidores, Josh Trank acabou sendo demitido e afirmou que a versão final do longa-metragem no cinema é muito diferente da versão dele.




Apesar dos problemas de roteiro e bastidores, considero Quarteto Fantástico um filme bom, porque não deixa a maioria dos fãs frustrados. No final do longa-metragem, Reed Richards – Senhor Fantástico (Miles Teller), Sue Storm – Mulher Invisível (Kate Mara), Johnny Storm – Tocha Humana (Michael B. Jordan) e Benn Grimm – o Coisa (Jamie Bell) enfrentam o vilão Victor Von Doom - Doutor Destino (Toby Kebbell). Embora o combate não tenha sido tão empolgante, houve o trabalho em equipe. O Coisa até disse: “Tá na hora do pau!” Lamento que a trilha sonora não foi marcante, muitas cenas do trailer não estão no filme e não houve cena pós-crédito. Obviamente Quarteto Fantástico não tem o mesmo nível da franquia X-Men, mas como cinéfilo não concordo com o rótulo dado pelos fãs mais exaltados, de pior longa-metragem de heróis da história do cinema.


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Homem-Formiga / Ant-Man (2015)




Infelizmente o Homem-Formiga é um herói pouco conhecido pelos fãs da MARVEL no cinema, mesmo sendo ele um membro da primeira formação dos Vingadores nas Histórias em Quadrinhos (Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa). O primeiro Homem-Formiga foi o Doutor Hank Pym, criador da fórmula e do traje com as “Partículas Pym”, que permitiam mudanças de densidade e estrutura corporal. Além disso, através de um aparelho instalado no ouvido, o Dr Pym conseguia controlar as formigas. O segundo Homem-Formiga foi Scott Lang, um assaltante que furtou a roupa do herói da casa do Dr Pym. Pela sua inteligência e habilidade, foi escolhido pelo próprio Dr Pym, para ser o novo Homem-Formiga. O Dr Hank Pym é a 2ª mente mais inteligente do universo MARVEL, sendo o criador de Ultron nas histórias em quadrinhos. O personagem mais inteligente é o Dr Reed Richards (Quarteto Fantástico).




O Homem-Formiga / Ant-Man (2015) é o 6º e último longa-metragem da 2ª fase da MARVEL e foi dirigido por Peyton Reed. Como o personagem era pouco conhecido, não havia muita ansiedade antes do lançamento do filme. A história começou em São Francisco em 1989, quando o Dr Hank Pym (Michael Douglas) se demitiu da S.H.I.E.L.D, após uma discussão com Howard Stark (John Slattery) e Peggy Carter (Hayley Atwell). Pym não queria que sua fórmula fosse utilizada para fins bélicos. Então criou a Pym Tecnologia, que atualmente é administrada pelo ganancioso Darren Cross (Corey Stoll). Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) é filha do Dr Pym e também trabalha na empresa. O principal projeto da empresa era comercializar em escala industrial, a armadura miniatura chamada Jaqueta Amarela para fins bélicos, porém ainda não dominavam a tecnologia de encolher humanos. O Dr Pym não revelava a fórmula, porque sabia que a Hidra era a compradora.




Scott Lang era um engenheiro eletrônico que ficou 3 anos preso. Devido ao preconceito, não conseguia emprego e ainda era criticado pela ex-mulher Maggie (Judy Greer) por não pagar a pensão da filha Cassie (Abby Ryder Fortson). O desesperado Lang, aceitou o convite do amigo Luis (Michael Peña) e seus comparsas para participar de um assalto numa mansão. Quando ele abriu o cofre só encontrou o uniforme do Homem-Formiga. Dias depois vestiu o uniforme em casa e encolheu! As cenas em que o personagem fica do tamanho de uma formiga são espetaculares. O que Lang não sabia é que tudo era um plano do Dr Pym. O novo Homem-Formiga seria encolhido para roubar a minúscula armadura do Jaqueta Amarela do cofre da indústria Pym Tecnologia, antes que ela caísse em mãos erradas. O único problema era enfrentar a resistência de Hope, que desejava ser a escolhida para a missão. O Dr Pym jamais autorizaria que sua filha fosse encolhida numa missão.




Fiquei muito empolgado no cinema com as cenas em que o Homem-Formiga ficava minúsculo ao lado de um exército de formigas! Só lamento a falta de uma trilha sonora marcante nesse filme. Porém a aproximação do Homem-Formiga com o mundo dos Vingadores foi espetacular. O herói invadiu a nova sede dos Vingadores em Nova Iorque e lutou com um Novo Vingador, recrutado no filme Vingadores: A Era de Ultron. A entrada do Homem-Formiga no universo subatômico (microverso) foi fantástica, ligando o personagem ao filme do Doutor Estranho que chegará em 2016. O ponto alto do herói foi na cena de luta entre o Homem-Formiga e o Jaqueta Amarela a bordo de um trem. Com o fim da 2ª fase, os fãs devem se preparar para o início da separação da equipe dos Vingadores em 2016, após os acontecimentos de Sokovia (Vingadores: Era de Ultron). Isso ficou claro na 2ª cena pós-créditos do filme Homem-Formiga.


PROJETO CINEMATOGRÁFICO MARVEL

FASE 1
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
Homem de Ferro 2 (2010)
Thor (2011)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Os Vingadores (2012)

FASE 2
Homem de Ferro 3 (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)

FASE 3
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Doutor estranho (2016)
Guardiões da Galáxia: Vol. 2 (2017)
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Capitã Marvel (2018)
Vingadores: Ultimato (2019)



Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

*_* Meu Click - Ultraman

Foto: Luiz E V Barbosa



No ano de 2005, passeando pela seção de brinquedos de uma famosa loja de departamentos, encontrei um boneco do Ultraman perdido no fundo de uma prateleira. Fiquei surpreso, porque o herói fez sucesso no Brasil na década de 70. Meus olhos brilharam de alegria e comprei aquele esquecido Ultraman por um preço simbólico. Como fã apaixonado pelo gênero tokusatso (filme de efeitos especiais), que teve sua origem no Japão na década de 50, encontrar um boneco do Ultraman foi maravilhoso. Eu adorava as lutas entre os guerreiros gigantes e os monstros mutantes. Reconheço que a qualidade dos cenários e das fantasias eram questionáveis, mas o grande mérito era despertar a imaginação das crianças. Porém em julho de 2015, assisti um trailer sensacional na internet, que me deixou muito empolgado! Nele aparecia um Ultraman mais moderno, lutando contra um monstro gigante, no centro de Tóquio. Como fã do Ultraman, confesso que fiquei impressionado pela qualidade do vídeo!




Ultraman voava em alta velocidade na atmosfera terrestre para capturar o monstro Bemlar. Durante a perseguição ele não viu a nave do patrulheiro Shin Hayata e houve uma colisão. Infelizmente o humano morreu e Ultraman lamentou a falha grave. Como forma de reparar seu erro, Ultraman uniu sua força vital a Hayata e o humano reviveu. A partir daquele momento, Ultraman e Hayata eram um único ser. O humano continuava como patrulheiro, mas quando a Terra era invadida por monstros alienígenas, ele apertava a Capsula Beta e se transformava no herói gigante. 




A série Ultraman(1966) fez sucesso no mundo inteiro e até hoje os inúmeros membros da família Ultra, da Galáxia M-78, encantam as crianças de todas as idades.