sexta-feira, 29 de maio de 2015

Os Caça-Fantasmas / Ghostbusters (1984)

Foto: Hans 


Sou fã da franquia Os Caça-Fantasmas / Ghostbusters (1984) desde que assisti ao longa-metragem no cinema. A ideia de uma equipe que capturava fantasmas era fascinante para mim. Além disso, os efeitos especiais em stop motion eram muito empolgantes para a época. A ligação afetiva da minha geração com a história é enorme e isso justificava a imensa torcida para a realização do filme Os Caça-Fantasmas 3. Infelizmente não teremos a possibilidade do reencontro da equipe original, 31 anos depois da primeira aventura, porque o ator Harold Ramis faleceu em fevereiro de 2014. Porém a Columbia Pictures confirmou Caça-Fantasmas, para o dia 14 de julho de 2016, com uma equipe totalmente feminina. O destaque negativo é que Bill Murray declarou que jamais participaria de um terceiro filme como protagonista, mesmo que fosse ao lado de seus ex-companheiros da década de 80. 




A história do longa-metragem, dirigido por Ivan Reitman, começa na Universidade de Columbia, quando os professores de parapsicologia da faculdade, perderam suas verbas para pesquisa. Então o Dr Peter Venkman (Bill Murray), Dr Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e o Dr Egon Spengler (Harold Ramis), resolveram criar uma empresa especializada em fenômenos paranormais. Compraram um antigo prédio do corpo de bombeiros e um Cadilac 1959 batizado de ECTO-1. Janine Melnitz (Annie Potts) foi contratada como secretária. O único problema é que mesmo fazendo propaganda na televisão, nenhum cliente apareceu. Quando tudo parecia perdido, Dana Barrett (Sigourney Weaver) apareceu no escritório, afirmando que um ser horroroso estava dentro da sua geladeira e gritava a palavra Zull.









Para a sorte dos Caça-Fantasmas, o número de aparições de fantasmas na cidade de Nova Iorque aumentava a cada dia e a equipe foi ficando muito conhecida. Foi quando o trio decidiu contratar Winston Zeddmore (Ernie Hudson) devido ao excesso de trabalho. A equipe de Caça-Fantasmas utilizava mochilas nas costas, onde ficava um acelerador nuclear, que capturava os fantasmas através de raios. Assim quase todos os casos foram solucionados e os fantasmas ficavam presos numa máquina no prédio dos Caça-Fantasmas. O único caso ainda não solucionado era de Dana, mas Peter foi ao seu apartamento e descobriu o que estava acontecendo. Um Deus Sumeriano chamado Gozer está chegando ao mundo e Zull é um de seus protetores que se apossou do corpo de Dana. O outro protetor é Vinz que tomou conta do corpo de Louis Tully (Ricky Moranis), o vizinho chato de Dana.









Egon e Raymond acabaram descobrindo que o prédio de Dana foi projetado pelo engenheiro para servir como um portal entre dimensões. Essa abertura serviria de entrada para Gozer. Os quatro Caça-Fantasmas foram para a cobertura do prédio de Dana e lá descobriram que ela e Louis haviam se transformado em criaturas chamadas de Cerberus. O desfecho do longa-metragem é repleto de aventuras, incluindo o aparecimento de um monstro gigante de marshmallow. Tive a oportunidade de rever Os Caça-Fantasmas e foi uma experiência muito gostosa. O tema de Ray Parker Jr é inesquecível e reviver as emoções que senti na sala de cinema aos 12 anos foi sensacional. Se você assistir ao longa-metragem, com seus olhos de adolescente, terá uma sessão de cinema muito divertida.





Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

Nenhum comentário: