sexta-feira, 21 de julho de 2017

*_* Meu Click - O Álbum de Figurinhas do Homem-Aranha (1981)

Foto: Luiz E V Barbosa


Muitas pessoas ficam perplexas quando digo que fui ao cinema para assistir um longa-metragem de super-herói. Na opinião delas, esses personagens fazem parte do universo infantil e que esses novos filmes devem ser assistidos somente pelas crianças. Respondo que apaixonei-me pelos super-heróis na infância e que eles ficarão muito bem guardados em meu coração para sempre! Adoro assistir a uma grande aventura dos super-heróis no cinema, porque meu coração pulsa mais forte e meus olhos brilham de emoção.




  

No início dos anos 80, os desenhos animados dos super-heróis exibidos na televisão, faziam um sucesso enorme! Infelizmente a qualidade da produção era questionável, mas isso forçava as crianças a utilizarem ainda mais a imaginação. Todos os garotos da minha rua adoravam assistir aos desenhos animados do Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Príncipe Submarino e da Liga da Justiça na televisão. Nossa empolgação com as aventuras eram tão grandes, que passamos a colecionar Histórias em Quadrinhos (H.Q.) para ampliar nossos conhecimentos sobre o universo dos super-heróis.



Nessa época, os estúdios não investiam em histórias de super-heróis no cinema. A única exceção foi o Superman! Jamais esquecerei da minha empolgação ao assistir Superman – O Filme (1978) e Superman 2 (1980). Afinal de contas, ele fez o planeta Terra girar ao contrário e lutou contra três super-vilões! Méritos para o melhor Superman da história do cinema, o saudoso Christopher Reeve. Meus olhos brilharam numa tarde de sábado de 1981, quando vi um pôster do filme “O Fabuloso Homem-Aranha” na entrada do cinema. Era maravilhoso para mim, ver um dos meus personagens preferidos das Histórias em Quadrinhos e dos desenhos animados, numa aventura na tela do cinema!



Na realidade não era um longa-metragem produzido para o cinema. Era o episódio piloto de uma série de televisão, que seria exibido no cinema. Infelizmente os produtores não tinham muitos recursos financeiros e o roteiro era muito ruim. Os personagens clássicos das histórias do Homem-Aranha como o tio Ben Parker, tia May e Mary Jane Watson foram ignorados. Para piorar a situação, nenhum dos vilões tradicionais apareceu no filme. Mesmo assim foi emocionante ver o Homem-Aranha subindo pelas paredes, andando de moto e soltando suas teias nos bandidos. Semanas depois do lançamento do filme no cinema, começaram a ser exibidos os episódios da série “O Fabuloso Homem-Aranha” na televisão. Confesso que o uniforme do Homem-Aranha na série me incomodava, porque ele utilizava um cinto prateado horroroso e um lançador de teias esquisito no pulso direito, que não existiam nas Histórias em Quadrinhos.


 O Fabuloso Homem-Aranha


Por outro lado, eu adorava quando ele lutava com os bandidos e prendia todos eles em sua teia. É preciso destacar que nos anos 80 não existiam os recursos de computação gráfica e era quase impossível filmar uma sequência do Homem-Aranha se jogando entre os prédios, arremessando as suas teias. Mesmo assim, era emocionante assistir as aventuras do Homem-Aranha na televisão! A série teve somente uma temporada com 11 episódios, porque os fãs do personagem reclamaram que o Peter Parker era muito velho e não tinha família. Além disso, os vilões tradicionais foram ignorados.


Peter Parker - Nicholas Hammond



Após o lançamento do longa-metragem e do seriado “O Fabuloso Homem-Aranha”, a Rio Gráfica e Editora (RGE), lançou em 1981 o álbum de figurinhas do “Homem-Aranha” que trazia imagens do filme e como bônus uma maravilhosa “Galeria de Heróis e Vilões da Marvel”. Em poucos dias, todos os garotos da minha rua já colecionavam as figurinhas. Nós ficávamos sentados na calçada da casa dos meus avós, mascando chiclete, jogando “bafo”, trocando figurinhas repetidas e decidindo quem eram os maiores super-heróis do planeta Terra. Pois bem, esses heróis e vilões daquele álbum de figurinhas, fazem parte do Universo Cinematográfico da Marvel. É fantástico poder ver esses personagens no cinema em franquias sensacionais como “Homem-Aranha”, “Vingadores”, “X-Men” e “Quarteto Fantástico”, três décadas depois! Acredito que isso responda a pergunta daquelas pessoas que ficam perplexas, quando digo que fui ao cinema, para assistir a um longa-metragem de um super-herói. A minha admiração pelo Homem-Aranha tornou-se tão grande que resolvi guardar aquele álbum de figurinhas de 1981. Após 36 anos, as páginas estão amareladas, mas revendo as figurinhas ainda consigo relembrar dos meus amigos e de nossas histórias! Relembrei que das 261 figurinhas, faltaram 19 para completar o álbum e que não consegui a figurinha do Duende Verde. Para mim, este álbum de figurinhas é um tesouro, que me fez relembrar de uma época mágica, de amigos inesquecíveis e histórias memoráveis!


Onde estará o Duende Verde?



Divido minha emoção com os leitores do meu blog, para mostrar como era a vida de um menino apaixonado por super-heróis no início da década de 80 e dedico esse texto aos meus pequenos grandes amigos da década de 80, que souberam valorizar cada momento de um tempo mágico, que agora só existe em minha saudosa memória!


 Pintei o Homem-Aranha com Caneta Hidrográfica



 A Teia do Homem-Aranha



 Doutor Octopus



 Homem-Areia



 Lagarto



 Shocker



Minha Vida no Cinema




Nenhum comentário: