quarta-feira, 27 de maio de 2015

Feitiço do Tempo / Groundhog Day (1993)


Feitiço do Tempo / Groundhog Day (1993) conta a história do repórter Phil Connors (Bill Murray), especializado em meteorologia. Ele foi escolhido para cobrir a festa do Dia da Marmota em Punxsutawney na Pensilvânia. O problema é que Phil é sarcástico, egocêntrico, arrogante e acredita que essa matéria não faz justiça ao seu enorme talento. Afinal de contas, o que é o Dia da Marmota? Todos os anos no dia 2 de fevereiro, antes do nascer do sol, a marmota conhecida como Phil sai de sua toca. Se ela enxergar a sua sombra e retornar para seu buraco, o inverno terá mais 3 semanas. Porém se ela não visualizar a sombra e não retornar para a toca, logo chegará a primavera. Essa tradição da marmota prever a condição climática, entre inverno e primavera, existe desde 1887.




O longa-metragem foi dirigido pelo saudoso Harold Ramis, que é muito conhecido pelo personagem Egon Spengler, membro da equipe de pesquisadores na franquia Os Caça-Fantasmas. A equipe de televisão que acompanhava Phil Connors em Punxsutawney era composta pela produtora Rita Hanson (Andie MacDowell) e o cinegrafista Larry (Chris Elliott). Phil era tão arrogante que escolheu um hotel diferente dos demais membros da equipe. No dia seguinte, durante a cerimônia do Dia da Marmota, Phil se mostrava desinteressado e irônico durante a gravação. Sua intenção era sair da cidade o mais rápido possível, mas uma imensa nevasca interditou as estradas para o seu desespero! Phil voltou para o hotel e algo surpreendente aconteceu na manhã seguinte.




Phil acordou na manhã seguinte e se surpreendeu quando descobriu que naquela data estava sendo comemorado o Dia da Marmota. As situações que ele tinha vivenciado no dia anterior se repetiram, como encontrar por acaso o seu amigo de infância Ned Ryerson (Stephen Tobolowsky), no centro da cidade. Confuso Phil viveu aquela experiência e voltou para o hotel. No dia seguinte, às 6 horas da manhã, ele acordou no mesmo dia da comemoração. Phil descobriu que estava preso no tempo e que viveria aquele dia 02 de fevereiro para sempre. Logo ele aprendeu que poderia utilizar o conhecimento prévio das situações para conhecer belas mulheres ou se livrar de problemas. Porém a repetição dos dias gerou o tédio e Phil começou a sofrer muito.




Ele se sentiu desanimado por não poder sair daquela situação de repetição constante. Quando percebeu que sempre voltava para o Dia da Marmota, Phil se matou algumas vezes de desespero. Mesmo assim retornava para às 6 horas da manhã do dia da festa. Começou a beber, fumar e comer em excesso porque não tinha mais futuro. Porém quando tudo parecia perdido, Phil descobriu que estava apaixonado pela produtora Rita Hanson e resolveu utilizar o seu conhecimento do cotidiano para ajudar as pessoas. Um ponto forte do filme é a incerteza do final. Será que ele aceitará ficar preso no Dia da Marmota para sempre? Conseguirá encontrar uma forma de escapar desse feitiço? Com uma edição excelente e uma trilha sonora discreta de George Fenton, acredite que Feitiço do Tempo é um daqueles filmes que fará você pensar na sua vida por vários dias.


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com




Nenhum comentário: