quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Larry Crowne - O Amor está de Volta / Larry Crowne (2011)



Sabe aquele longa-metragem que você decidiu assistir porque sempre gostou dos protagonistas? A foto do pôster mostrava Tom Hanks e Julia Roberts felizes numa lambreta (scooter). Sou fã de Tom desde 1984, quando assisti “A Última Festa de Solteiro” no cinema. Adoro Julia desde 1990, quando ela deu vida a personagem Vivian Ward, no inesquecível filme “Uma Linda Mulher”. Infelizmente a crítica especializada não aprovou o roteiro escrito por Tom Hanks e Nia Vardalos. Eu gostei muito da história dirigida por Tom Hanks, porque abordou temas como desemprego, rotina, frustração e recomeço. Lamento que não tenha sido também um sucesso de bilheteria, porque considero o filme como um “tesouro escondido” que deve ser descoberto pelos fãs de histórias emocionantes de vida! O curioso é que o filme é lembrado porque a distribuidora foi multada na Espanha, porque o casal do pôster, aparecia andando de lambreta sem capacetes. 




A grande mágica que a vida proporcionava, era a possibilidade de cruzar os caminhos de pessoas desnorteadas ou frustradas, para que elas tivessem a oportunidade de mudar! Larry Crowne (Tom Hanks) era o funcionário exemplar na loja de departamentos Umart. Já tinha sido escolhido 8 vezes como o “Funcionário do Mês”, porque era comprometido e dedicado a empresa. Talvez a sua devoção extrema ao trabalho justificasse a ausência de filhos e um divórcio consensual. Já Mercedes Tainot (Julia Roberts) era uma frustrada professora universitária, que tinha um casamento infeliz. Nos últimos anos, bebia para esquecer a tristeza. Os alunos de suas turmas eram desmotivados, porque disciplinas como Oratória e Comunicação eram consideradas banais e para eles, só serviam para complementar a carga horária. Seu marido Dean Tainot (Bryan Cranston) era um escritor sem inspiração, que passava horas vendo pornografia na internet. 




Numa sexta-feira, Larry foi chamado pelos diretores da Umart para uma reunião na área de descanso da loja. Empolgado, pensou que receberia seu 9º certificado de “Funcionário do Mês”. Para a sua surpresa, após anos de dedicação, foi demitido. Seu chefe justificou a sua demissão pela ausência de um diploma universitário, que limitava para sempre a sua promoção. Ninguém valorizou o conhecimento adquirido por Larry ao redor do mundo, após 20 anos de trabalho na Marinha Americana como cozinheiro. Completamente desnorteado, Larry Crowne decidiu ganhar conhecimento e matriculou-se na Universidade de East Valley. Foi orientado por um professor a cursar Oratória e Comunicação 217 com a professora Mercedes Tainot e Economia I com Doutor Matsutani (George Takei). O que Larry não imaginava é que o conhecimento iria abrir novos horizontes em sua vida! 




O mais novo universitário deixou o carro na garagem e comprou a lambreta (scooter) azul do seu vizinho Lamar (Cedric The Entertainer), um sortudo que passava o tempo vendendo coisas usadas na garagem de sua casa, depois que ganhou um prêmio milionário num programa de televisão. No estacionamento da universidade, Larry conheceu Talia (Gugu Mbatha-Raw), uma jovem alegre e sonhadora, que logo apelidou o novo amigo de Lance Corona! Ela ainda aproveitou a ocasião para convidá-lo para tornar-se membro da gangue das lambretas, liderada pelo seu namorado Dell Gordo (Wilmer Valderrama). Como era apaixonada por moda, a jovem prometeu revolucionar o visual “antiquado” de Larry. Algumas semanas depois, o motivado Larry Crowne, conseguiu um emprego de meio período no Restaurante do Frank, que possibilitaria que ele estudasse meio período e assim o veterano tornou-se um dos melhores alunos da universidade. 




Mercedes e Dean brigavam como cão e gato! Numa noite a discussão no carro tornou-se tão agressiva, que ela desceu e ficou sentada no banco da parada de ônibus. Alguns minutos depois, “a gangue da lambretas” passou do outro lado da rua e Larry percebeu que sua querida professora estava em apuros. Ela acabou voltando para casa na lambreta dele e na despedida, num momento de carência, Mercedes deu um beijo em Larry! Depois que ela entrou, ele se desesperou por ter beijado a sua professora da universidade. Na aula seguinte Mercedes pediu que Larry fosse discreto, porque se alguém soubesse do beijo entre a professora e um aluno, sua reputação estaria arruinada na universidade. Como um verdadeiro cavalheiro, ele disse que jamais contaria para alguém, sobre aquilo que tinha acontecido naquela noite. Assim a simpatia e a admiração de Mercedes por Larry aumentou ainda mais! 




O ambiente universitário foi transformando Larry Crowne aos poucos. Renovou o seu guarda roupa, tornou-se um homem mais comunicativo e conheceu pessoas novas. Ele aprendeu que nunca é tarde para recomeçar uma nova história na vida e que a sua experiência adquira em 20 anos na marinha deveria ser valorizada. O amor é fundamental na vida pessoal e profissional das pessoas, para que novos horizontes possam ser conquistados. Larry aprendeu que até mesmo o desemprego podia ser uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Com uma história realista, o longa-metragem “Larry Crowne – O Amor está de Volta” valoriza o amor na busca pela felicidade e mostra que nunca é tarde demais para conhecer novos horizontes! Méritos aos roteiristas Tom Hanks e Nia Vardalos, que foram sensíveis na criação de uma história onde o conhecimento transforma positivamente a vida de uma pessoa! 



Minha Vida no Cinema 

Nenhum comentário: