quarta-feira, 19 de outubro de 2016

\o/ Memórias de um Cinéfilo nº 02



ANIVERSÁRIO COM FANTASMAS

Em 2005 comemorei o meu aniversário ao lado da minha família, numa bela pizzaria! Aquela noite de sábado, repleta de carinho e alegria, ficou guardada em meu coração para sempre. Tudo estava perfeito, embora ainda faltassem 2 dias para o meu aniversário. Naquele ano, o dia 07 de março seria uma segunda-feira e por isso antecipei a comemoração. Eu sabia que todos tinham seus compromissos marcados e que seria impossível reunir a família no início da semana! Quando o relógio bateu 18 horas, percebi que eu estava sozinho na sala da minha casa. Descobri que mesmo tendo comemorado no sábado, seria importante fazer alguma coisa especial naquela segunda-feira. Decidi que eu iria ao cinema! Pesquisei no jornal, quais filmes seriam exibidos nas sessões das 20 horas, na minha cidade. Escolhi o longa-metragem Vozes do Além / White Noise (2005), porque descobri que abordava um tema científico, pouco explorado pelo cinema.




Jonathan Rivers (Michael Keaton) era um arquiteto inconformado com a morte misteriosa da esposa. Disposto a descobrir como Anna Rivers (Chandra West) morreu, Jonathan procurou o pesquisador Raymond Price (Ian McNeice), que afirmava ter contato com os mortos através do método científico F.V.E. (Fenômeno da Voz Eletrônica) ou E.V.P. (Eletronic Voice Phenomena). Os pesquisadores do fenômeno acreditam que o espírito das pessoas mortas, podem comunicar-se conosco, através da televisão ou do rádio, quando os aparelhos estiverem ligados e fora da sintonia normal. Eles também acreditam que as mensagens podem ser enviadas através de computadores ou gravadores de som. No longa-metragem, Jonathan ficou desesperado quando percebeu que espíritos maldosos, também poderiam se aproximar e atacar violentamente a sua falecida esposa.




Curioso para conhecer aquela história paranormal, segui sozinho para o cinema. Comprei o meu ingresso e fui o primeiro da fila. Quinze minutos depois, não havia mais ninguém na fila. Afinal de contas, quem vai ao cinema numa noite de segunda-feira? O funcionário do cinema pediu o meu ingresso e liberou a catraca. Quando entrei na sala de projeção, pude escolher o meu lugar com muita tranquilidade! Escolhi uma poltrona bem centralizada, que não ficava nem perto e nem longe da tela. Enquanto eu aguardava o início da sessão, ouvia os clássicos dos filmes antigos. Poucos minutos antes do início da sessão, o funcionário do cinema entrou na sala e veio falar comigo. Ele disse: “Eu não sei se você sabe, mas o filme é de terror!” Agradeci pela informação e respondi que sabia que o gênero do filme era terror. Ele subiu a escada, fechou a cortina e a porta do cinema. Logo em seguida, ele abriu a porta e a cortina, desceu até a minha poltrona e disse: “Você vai assistir ao filme sozinho na sala e eu vou fechar a porta, mas ela não estará trancada. Tudo bem para você?” Respondi que estava tudo tranquilo e ele disse: “Então eu vou subir para projetar o filme!”




O longa-metragem Vozes do Além / White Noise começou e já na primeira cena apareceu uma televisão fora de sintonia. Aquela imagem dos chuviscos na tela e o som do chiado eram assustadores! A sala ficou prateada e eu meu olhos ficaram arregalados. A direção do britânico Geoffrey Sax foi muito competente, porque utilizar as gravações reais de F.V.E. / E.V.P na história foi aterrorizante. Fiquei tão concentrado que esqueci que estava sozinho na sala de cinema! Michael Keaton estava perfeito no papel do marido obcecado, que buscava respostas para a morte misteriosa da esposa. A trilha sonora de Claude Foisy valoriza ainda mais a trama e criava uma atmosfera angustiante. Duas cenas do longa-metragem são realmente assustadoras e me fizeram pular de susto na poltrona do cinema! É claro que o filme não é nenhuma obra-prima, mas sempre será lembrado com muito carinho por mim, porque assisti sozinho na sala de cinema, na noite do meu aniversário!Quando a sessão terminou, eu estava aliviado e impressionado! O funcionário abriu a porta, a cortina e ficou olhando para mim. Eu disse: “O filme é realmente assustador, mas foi uma das melhores experiências da minha vida. Inesquecível.” Quando entrei no carro, respirei profundamente e agradeci a Deus pelo privilégio daquela noite. Para um cinéfilo apaixonado, comemorar o aniversário numa sessão exclusiva, foi um presente único e especial.


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

Nenhum comentário: