quinta-feira, 18 de junho de 2015

Gatinhas & Gatões / Sixteen Candles (1984)

Foto: Jeevan



A família Baker estava em festa! O casamento da filha Ginny (Blanche Baker) com Rudy Ryszczyk (John Kapelos) aconteceria no sábado. Na sexta-feira chegaram Howard Baker (Edward Andrews) e Dorothy Baker (Billie Bird), os avós paternos da noiva. O curioso é que trouxeram Long Duk Dong (Gedde Watanabe), um estudante chinês intercambista, que morava com eles. Também chegaram naquele dia, Fred (Max Shoalter) e Helen (Carole Cook), avós maternos da noiva. A bagunça na casa era generalizada e os anfitriões Jim Baker (Paul Dooley) e Brenda (Carlin Glynn), esqueceram de uma data muito importante. Samantha Baker (Molly Ringwald), a irmã mais nova da noiva, estava completando 16 anos naquela sexta-feira. Ninguém naquela família se lembrou do aniversário dela.

Gatinhas & Gatões / Sixteen Candles (1984) foi o primeiro longa-metragem do diretor John Hughes, que decidiu focar a história numa protagonista feminina. A história se passava no ambiente escolar e essa característica marcaria toda a carreira de John Hughes. Posteriormente ele dirigiu o cibernético Mulher Nota 1000 (1985), o impecável Clube dos Cinco (1985) e o clássico Curtindo a Vida Adoidado (1986). Hughes ainda roteirizou o romântico A Garota de Rosa Shocking (1986). A personagem principal de Gatinhas & Gatões é Samantha Baker (Molly Ringwald) e a partir desse primeiro filme, a atriz se tornou presente em vários do diretor. Já o ator Anthony Michael Hall, foi convidado para participar do projeto, depois de sua atuação em Férias Frustradas (1983).




Samantha nutria uma amor platônico por Jake Ryan (Michael Schoeffling), porém ele era o rapaz mais rico e popular do colégio. Sua namorada era Caroline Mulford (Haviland Morris), a garota mais bonita do colégio. Samantha e Jake estudavam na mesma sala, mas nunca conversaram. Como ela era uma garota romântica, sonhava com uma aproximação no baile do colégio naquela sexta-feira, mas sua mãe queria que ela ficasse em casa cuidando dos avós. Samantha se arrumou e foi ao baile, mas ficou decepcionada ao ver Jake e Caroline juntos. Para seu desespero, seu único pretendente era o calouro Ted (Anthony Michael Hall), que a importunava todos os dias no ônibus escolar. Por uma ironia do destino, Samantha e Ted ficaram amigos naquela noite e o rapaz prometeu ajudá-la a se aproximar de Jake. As maiores confusões do filme começam a partir daí.




O longa-metragem me encanta porque reflete experiências escolares que todos nós vivenciamos. O trio de calouros ignorados e desprezados, formado por Ted, Bryce e Wease (Anthony Michael Hall, John Cusak e Darren Harris) existe em todos as escolas. Que orgulho nós sentimos do personagem Ted, no momento em que ele dirigiu um Rolls Royce muito bem acompanhado. Quando ele disse a frase: “Isso tá ficando bom!” a plateia do cinema aplaudiu com vontade. Na minha opinião, o clima de romance da sequência final é perfeito. Samantha é procurada por alguém apaixonado, que a convidou para um passeio. As boas surpresas do destino dão brilho as nossas vidas. A cena final é poética e transformou a personagem Samantha Baker num ícone da cultura pop mundial para sempre.


Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

Nenhum comentário: