quinta-feira, 16 de abril de 2015

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (2008)

Foto: Wiggler 


Aos 12 anos eu fiquei encantado quando ouvi a música Sonífera Ilha pela primeira vez. A música do álbum Titãs (1984) dominou as paradas de sucesso das rádios FM. A curiosidade em relação a banda Titãs era enorme, até que eles começaram a aparecer em programas de televisão como Hebe Camargo, Viva a Noite, Cassino do Chacrinha, Programa do Bolinha, Perdidos na Noite e Qual é a Música. Rapidamente os músicos Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belloto conquistaram fãs por todo o Brasil. Eu perdi a conta de quantas vezes eu gravei fitas K-7 para ouvir os Titãs no meu walkman. Acredito que sou um privilegiado por ter testemunhado o crescimento do rock brasileiro nos anos 80. 


MEMÓRIA - Titãs no programa Cassino do Chacrinha 


Para a felicidade dos fãs, Branco Mello gravou imagens da banda desde o início da carreira. Assim em 2008, Branco e Oscar Rodrigues Alves, dirigiram o documentário Titãs – A vida até Parece uma Festa. O longa-metragem é uma viagem musical aos anos 80 e 90. As imagens dos bastidores são surpreendentes, porque os Titãs são imprevisíveis e os antigos programas de televisão são emocionantes. Assisti ao documentário na única sessão de cinema que exibiu essa história na minha cidade e confesso que saí extremamente empolgado. No início do filme acompanhamos a fase mais tranquila da banda, quando lançaram os álbuns Titãs (1984) e Televisão (1985), porém com o passar dos anos fica claro uma mudança de estilo. 


TRAILER - A Vida até Parece uma Festa 


Em 1986 a banda lançou um álbum diferente, intitulado Cabeça Dinossauro. A música Polícia criticava a instituição, após a prisão de Arnaldo Antunes e Tony Belloto, pelo porte de heroína. Foi maravilhoso ver os bastidores da gravação de Jesus Não tem Dentes no País dos Banguelas. As músicas Corações e Mentes e Diversão eram tudo o que minha rebeldia precisava em 1987. Que saudades eu senti ao reencontrar Mauro e Quitéria, com aquele dialeto próprio, no álbum Õ Blesq Blom de 1989. Delirei ao rever os Titãs cantando Marvin no Rock in Rio 2 em 1991. O roteiro do documentário parecia um sonho, até que abordou a saída de Arnaldo Antunes dos Titãs em 1992. Sem a influência musical dele, foi lançado o álbum Titanomaquia (1993), que tinha um som muito mais pesado, como as músicas Será Que é Isso Que Eu Necessito? e Nem Sempre Se Pode Ser Deus. 


TRILHA SONORA - Diversão (tema do longa-metragem) 


Em 1997, eles perceberam que era fundamental para a banda, voltar às origens. Para comemorar os 15 anos de carreira, foi lançado o show Titãs – Acústico MTV, sucesso de público e crítica. O documentário também mostra o hiato criativo da banda até o ano de 2001, quando foi lançado o excelente álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, que eu adoro! Músicas como Epitáfio e Isso mostraram que eles voltaram inspirados. Também foi destacada a maior perda dos Titãs, que ocorreu em 2001. O músico Marcelo Fromer morreu atropelado por um motociclista que fugiu. Depois ficou claro que os integrantes da banda foram perdendo força e em 2002, Nando Reis deixou a banda. O roteiro do filme termina com o álbum Como Estão Vocês que mostra uma banda tentando se reencontrar. Titãs – A vida até Parece uma Festa é um documentário histórico, obrigatório para os fãs de uma das bandas mais amadas do Brasil. 

 
Blog Minha Vida no Cinema 
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com


Nenhum comentário: