sexta-feira, 6 de abril de 2018

*_* Meu Click - Os Três Patetas - Um Sonho Quebrado

Foto: Luiz Eduardo


Graças ao meu querido e saudoso avô Arnaldo, tive o privilégio de assistir a um curta-metragem dos Três Patetas no cinema aos 5 anos de idade. Fiquei completamente apaixonado por aqueles três malucos chamados Moe, Larry e Curly! O que me fascinou inicialmente é que eles faziam coisas que as pessoas normais não podiam. Meus olhos brilhavam quando eles pulavam pelas janelas, serravam objetos, explodiam paredes, dançavam como doidos, sujavam suas roupas, puxavam os cabelos, trocavam tapas e ainda jogavam tortas no rosto das pessoas. Nas férias escolares eu viajava para São Paulo e pedia para reencontrar meus amigos birutas. Meu avô era criativo e dizia que se eles não estivessem de castigo, nós iríamos ao cinema. Aliás, nos curtas-metragens em que Shemp atuava, vovô me dizia que Curly não aparecia porque estava de castigo!

A formação Moe, Larry e Curly era imbatível. Lançaram 97 curtas-metragens voltados ao público adulto entre 1934 e 1947. É interessante destacar que Moe e Curly eram irmãos! Curly, o gordinho de cabeça raspada, era o membro mais querido pelos fãs. Infelizmente abandonou a carreira em 06 de maio de 1946 após sofrer seu primeiro AVC (Acidente Vascular Cerebral). Seu irmão mais velho Shemp entrou em seu lugar. Moe, Larry e Shemp lançaram 77 curtas-metragens voltados ao público adulto entre 1947 e 1956. Teve a ingrata missão de substituir o membro mais popular do trio, mas tinha um estilo próprio e engraçado. Ele infelizmente sofreu um ataque cardíaco em 22 de novembro de 1955 e faleceu. Moe e Larry cogitaram a aposentadoria dos Três Patetas, mas o Estúdio Columbia obrigou que Joe Besser fosse o novo membro do trio.




Na idade adulta, quando tornei-me colecionador de filmes, comecei a procurar estátuas dos Três Patetas. Lamentavelmente o trio mais biruta da tela não possui atrativos comerciais no Brasil e para realizar o meu sonho eu teria que procurar no exterior. Pesquisando na internet em 2011, descobri que nos Estados Unidos havia uma pequena estátua dos Três Patetas, que fazia referência aos Três Macacos Sábios. A estátua original localiza-se na entrada do Templo Sagrado, localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko no Japão. Os macacos são Mizaru (esconde os olhos), Kikazaru (tapa os ouvidos) e Iwazaru (que fecha a boca). Adorei o conceito de associar a ideia original japonesa com os birutas Moe, Larry e Curly. Cinco anos depois, descobri minha loja brasileira preferida na internet, estava vendendo a única unidade em estoque, daquela pequena estátua dos Três Patetas tão desejada por mim.


Foto: Luiz Eduardo


No dia 29 de Junho de 2016, comprei a estátua importada dos Três Patetas, chamada “The Three Stooges: See No Evil, Hear No Evil, Speak No Evil” e realizei meu sonho! Como fã dos Três Patetas e colecionador de filmes, aquela pequena estátua de resina com 8 cm de altura e 7 cm de largura, representava aquelas sessões de cinema ao lado do meu querido avô e as gargalhadas que eu dava assistindo aos curtas-metragens na sala da minha casa. Para o meu desespero, recebi a pequena estátua espremida dentro de uma embalagem de livro. Chorei de tristeza quando descobri que a cabeça do Curly estava destruída e que seu pé direito quebrado não estava na caixa. Meu sonho estava quebrado! Nunca mais encontrei anúncios dessa pequena estátua. Como fã do trio mais biruta da tela, deixei um pequeno espaço na prateleira de filmes dos Três Patetas, na esperança de que um dia meu sonho ainda se realize...



Minha Vida no Cinema

Nenhum comentário: