sexta-feira, 26 de junho de 2015

A Grande Família - O Filme (2007)





O longa-metragem A Grande Família - O Filme (2007), é uma comédia dirigida por Maurício Farias, que ironicamente aborda a morte. Afinal de contas, o que você faria se no momento de sua morte, tivesse uma nova chance para mudar a sua vida? Assisti ao filme no cinema em 30 de janeiro de 2007 e sei que muitas pessoas estranharam a história. Como A Grande Família era um seriado humorístico de televisão, na época em sua 7ª temporada, as pessoas imaginaram que o filme seria muito engraçado. O roteiro surpreendeu, porque trouxe um duelo psicológico entre o Lineu Silva que viveu 40 anos casado com sua esposa e um Lineu Silva imaginário, que só queria uma oportunidade para provar que do seu jeito a vida teria sido muito melhor. O único problema é que a mesma história deveria ser reiniciada 2 vezes e grande parte do público reclamou que o filme era repetitivo e confuso. Como fã do seriado eu adorei a inserção do drama na comédia, porque valorizou a qualidade do elenco e fugiu do senso comum.




O metódico Lineu Silva (Marco Nanini) estava preocupado porque os antigos amigos da repartição pública estavam morrendo. Resolveu fazer um exame médico, descobriu que havia uma mancha em seu pulmão e com medo fugiu do consultório. Transtornado pela dúvida, passou a enxergar a vida com mais rancor. Sua esposa Nenê (Marieta Severo) reencontrou Carlinhos (Paulo Betti), um antigo pretendente da época do colégio, que ainda continuava apaixonado por ela. No trabalho, Mendonça (Tonico Pereira) convenceu o estressado Lineu, que a inocente estagiária Marina (Dira Paes) queria ser amante dele. Decepcionada pelo rancor e estresse do marido, Nenê foi ao baile anual com Carlinhos. Indignado pela atitude da esposa, Lineu entrou no carro e saiu correndo. No caminho ficou preso na linha do trem e percebeu que a locomotiva se aproximava em alta velocidade. Impotente, Lineu fechou os olhos e aguardou o impacto final.




Naquele instante um arrojado Lineu Silva surgiu no banco de trás do carro. Ele disse ao metódico Lineu, que se tivesse uma única chance de voltar no tempo, faria a vida deles muito mais animada. A história recomeça e quando Lineu descobriu a mancha no pulmão, fugiu para aproveitar as boas coisas da vida. Na repartição, o galanteador Lineu, não poupou elogios à estagiária Marina e ainda disse que não era casado. Numa das cenas mais engraçadas do longa-metragem, Lineu jogou sua aliança num copo d'água e Mendonça a engoliu. Completamente irresponsável, Lineu passou na pastelaria do Beiçola (Marcos Oliveira) antes de ir para casa. Chegou sem aliança, inconveniente e bêbado. Decepcionada com o suposto marido infiel, Nenê resolveu ir ao baile com Carlinhos. Com o orgulho ferido, Lineu entrou no carro e saiu correndo. Ficou preso na linha férrea e percebeu a aproximação do trem em alta velocidade. Inconformado, Lineu fechou os olhos e lamentou o impacto final.




Naquele momento o metódico Lineu Silva reapareceu no banco de trás do carro. Parabenizou o arrojado Lineu por estragar a vida deles. Não conseguiu nada com a estagiária Marina e ainda perdeu a esposa Nenê. O Lineu metódico disse que aprendeu com os erros deles e que se tivesse uma nova oportunidade, faria tudo muito diferente. Mais uma vez a história recomeça e Lineu fugiu do médico para dizer a Nenê o quanto ela era especial na vida dele. Todos os membros da família foram convidados para ir ao baile. Porém temendo pelo futuro da viúva Nenê, ele incentivou que ela fosse ao baile com Carlinhos. Encorajado por Agostinho (Pedro Cardoso) Lineu abriu o exame e viu Carlinhos sair sorridente e acompanhado para o baile anual. O apaixonado Lineu saiu em disparada com seu carro para reencontrar Nenê. O carro ficou atolado na linha do trem e em velocidade a composição se aproximou. Triste, Lineu fechou os olhos, pensou em Nenê e esperou um milagre. Com um final muito criativo, o longa-metragem prova que o cinema brasileiro é muito maior que as velhas situações clichês e inúmeros palavrões.



Blog Minha Vida no Cinema
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

Nenhum comentário: