quinta-feira, 9 de setembro de 2021

\o/ Cinema na sua TV nº 70 - 09/09/2021 - Robocop

 
 
ROBOCOP
 
O policial ciborgue foi amado pelo público, quando o primeiro longa-metragem “Robocop – O Policial do Futuro / Robocop” foi lançado em 1987. Apesar da história ser voltada ao público adulto e repleta de cenas violentas, as crianças ficaram apaixonadas pelo Robocop. Para aumentar os lucros, foi lançado um desenho animado, com histórias muito mais leves e em seguida foram comercializados vários bonecos do personagem. Indiscutivelmente, o Robocop virou um ídolo para o público infantil. Mesmo assim, a história violenta continuou nos cinemas com o lançamento de “Robocop 2 / Robocop 2” (1990). Os roteiristas seguiram com a ideia de que as máquinas seriam a melhor solução, para combater o crime e o Robocop seguiu sendo uma sensação com o público. Para encerrar a trilogia, “Robocop 3 / Robocop 3” chegou aos cinemas em 1994, porém o personagem já demonstrava uma perda de popularidade e a história pouco criativa enfraqueceu o desempenho nas bilheterias. Curiosamente, o ator Peter Weller não participou do terceiro filme. A decisão mais sábia naquele momento era encerrar a saga do policial ciborgue no terceiro longa-metragem. Os anos passaram e a violência das histórias tornaram-se ícones para as novas gerações. Cenas violentas da trilogia que passavam na televisão nos anos 80 e 90, jamais seriam exibidas a partir dos anos 2000. Como forma de homenagear o personagem, foi lançado “Robocop / Robocop” em 2014. Com um foco maior na tecnologia robótica, o longa-metragem reduziu um pouco a violência extrema das décadas passadas. Dirigido pelo diretor brasileiro José Padilha, o filme atraiu muitas pessoas aos cinemas do Brasil, que reclamaram que a história era muito parecida com a original. O diretor defendeu-se dizendo que não conseguiu inserir as suas ideias no roteiro e que reclamou que Hollywood amarrava as mãos de diretores recém chegados. Sua decepção com a versão final do longa-metragem foi tão grande, que ele prometeu que nunca mais trabalharia lá. Como um apaixonado pelo personagem, só posso afirmar que a história do policial Alex Murphy, que quase morreu e transformou-se num ciborgue, eu já tinha assistido em 1987. Foi triste saber que o diretor brasileiro não teve autonomia, para produzir uma obra que fosse criativa e inovadora. Exatamente por isso, o quarto filme do personagem, não agradou muito a crítica e muito menos o púbico, que reclamou da reprise. Mesmo assim, Robocop continua sendo um personagem amado pela cultura POP.

No dia 11/03/2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Vários países do mundo foram afetados gravemente e os governos determinaram ações para contenção da circulação do vírus. Imediatamente, os grandes estúdios de cinema paralisaram as suas produções e cancelaram todos os lançamentos. O governo do Brasil definiu inúmeras medidas de combate ao vírus, mas a restrição de aglomerações de pessoas, afetou diretamente os apaixonados pela Sétima Arte. A partir da suspensão de lançamentos de filmes e a restrição de agrupamento de pessoas, as grandes redes de cinema do país, decidiram fechar temporariamente todas as salas de cinema. Então, o blog Minha Vida no Cinema, suspendeu o tópico “Principais Estreias da Semana” por tempo indeterminado, mas criou o “Cinema na sua TV”, que trará dicas de filmes, que são facilmente encontrados em provedores via streaming ou em TVs a cabo. Dessa forma, você terá mais uma opção para manter o seu “isolamento social” na luta contra a disseminação do vírus. Cuide da saúde da sua família, respeite a sua comunidade e assista as minhas dicas de cinema no conforto do seu sofá. Saúde e paz para todos nós!
OBS 1: As grandes redes de cinema do Brasil, decidiram reabrir as salas no dia 22/10/2020 em alguns estados, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança contra a COVID-19. Porém, o blog Minha Vida no Cinema, acredita que a volta aos cinemas neste momento seja prematura. Dessa forma, continuaremos com a série “\o/ Cinema na sua TV” até que a população brasileira seja vacinada e possa voltar aos cinemas com segurança e tranquilidade.
OBS 2: No dia 03/03/2021, o Brasil viveu o pior dia da pandemia, que começou oficialmente em 11/03/2020. Foram 1.840 mortes nas últimas 24 horas e o país já perdeu 259.402 vidas para a “Segunda Onda” do COVID-19. Todos os estados na nação, criaram restrições severas para aumentar o isolamento social pelas próximas 2 semanas, temendo que haja em breve um colapso do sistema hospitalar e um descontrole generalizado da doença pelo país. Os hospitais estavam lotados e estávamos muito assustados novamente! Mais uma vez, o blog Minha Vida no Cinema, acredita que as sessões de cinema devam ser proibidas. Por isso, continuaremos com os tópicos semanais “\o/ Cinema na sua TV”, até que toda a população brasileira seja vacinada e possa voltar aos cinemas com segurança e tranquilidade.
OBS 3: No dia 01/06/2021, foram 2.346 mortes nas últimas 24 horas e o Brasil já perdeu 465.312 vidas para a “Segunda Onda” da COVID-19. Há o temor da chegada da “Terceira Onda” em Julho e para piorar ainda mais o temor de grande parte da população, o Presidente da República autorizou a realização da “Copa América 2021” de 11 de Junho a 10 de Julho. Colômbia e Argentina seriam os anfitriões da competição, mas desistiram porque temiam o aumento do número de casos da COVID-19.
OBS 4: No dia 19/06/2021, foram 2.247 mortes num único dia e o Brasil atingiu a triste marca de 500.000 mortes por COVID-19. A população está sendo vacinada muito lentamente, mas os cinemas estão funcionando normalmente. Apesar de todas as medidas de higiene e segurança, o blog Minha Vida no Cinema é contra a abertura dos cinemas. Por isso, continuaremos com o tópico “Cinema na sua TV” sem data para encerrar essas postagens. Pela vida, pela ciência, por todos que não tiveram a chance de tomar a vacina, pelos amigos que partiram cedo demais e para honrar os 500 mil mortos dessa pandemia no Brasil.

 
ROBOCOP – O POLICIAL DO FUTURO / ROBOCOP
Data: 07/10/1987.
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Paul Verhoeven.
Sinopse: O policial Alex Murphy quase morreu num ataque covarde de uma gangue e foi escolhido por cientistas da empresa que dirige a força policial, para transformar-se num ciborgue ultrassofisticado, para combater os bandidos da cidade de Detroit. Porém, apesar de ter sua memória apagada, lembranças importantes assombram o super policial que o levaram a buscar vingança.
Destaques do Elenco: Peter Weller, Nancy Allen, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer, Ronny Cox, Ray Wise, Robert DoQui, Paul McCrane, Dan O’Herlihy, Felton Perry, Calvin Jung, Jese D. Goins, Leeza Gibbons, Michael Gregory, Lee de Broux.
Tempo: 1h 42min.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Trailer: Clique aqui e assista! 


ROBOCOP 2 / ROBOCOP 2
Data: 12/10/1990.
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Irvin Kershner.
Sinopse: Detroit estava mergulhada no mais absoluto caos. Nesta guerra contra o crime, em meio à greve dos policiais, os cidadãos de bem só podiam contar com a ajuda do Robocop, um policial-androide criado pelo império corporativo Omni Consumer Products (OCP). Mas essa organização tinha planos bem diferentes para a cidade e para executá-los, estavam criando um novo robô.
Destaques do Elenco: Peter Weller, Gabriel Damon, Nancy Allen, Belinda Bauer, Galyn Gorg, Tom Noonan, Dan O’Herlihy, Robert DoQui, Felton Perry, Willard E. Pugh, Stephen Lee, Jeff McCarthy, Angie Bolling, Tzi Ma, Thomas Rosales Jr, Ken Lerner.
Tempo: 1h 50min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Trailer: Clique aqui e assista! 


ROBOCOP 3 / ROBOCOP 3
Data: 14/01/1994.
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Fred Dekker.
Sinopse: A corporação Omni Consumer Products (OCP) estudava desenvolver o projeto Delta City, que iria substituir a abandonada Detroit. Para atingir esse objetio, a OCP convocou as forças armadas, para intimidar a população da cidade, sob o pretexto de que estariam reduzindo a criminalidade. Depois de Robocop unir-se a resistência civil, ele sofreu várias lesões graves, mas recuperou-se para lutar contra os robôs-ninja, construídos pela própria OCP.
Destaques do Elenco: Robert John Burke, Nancy Allen, Remy Ryan, CCH Pounder, Jill Hennessy, John Castle, Rip Torn, Stephen Root, Robert DoQui, Mario Machado, Felton Perry, Daniel von Bargen, Mako Kanemitsu, Bruce Locke, Bradley Whitford.
Tempo: 1h 45min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Trailer 1: Clique aqui e assista! 


ROBOCOP / ROBOCOP
Data: 21/02/2014.
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: José Padilha.
Sinopse: Em 2028, o conglomerado multinacional OmniCorp liderava a tecnologia robótica através de drones não tripulados e robôs. Seus androides norte-americanos estavam vencendo as guerras ao redor do globo e dessa forma, eles pretendiam aplicar essa tecnologia no próprio país. Quando Alex Murphy, um bom policial, foi salvo por um milagre de uma explosão premeditada, ele tornou-se a cobaia perfeita para ser o primeiro ciborgue da OmniCorp, para combater o crime com máquinas, sem abrir mão da consciência humana.
Destaques do Elenco: Joel Kinnaman, Abbie Cornish, Peter Weller, Nancy Allen, Michael Keaton, Gary Oldman, Samuel L. Jackson, Aimee Garcia, Michael K. Williams, Jay Baruchel, Jennifer Ehle, Jackie Earle Haley, Dan O’Herlihy, Felton Perry.
Tempo: 1h 57min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Trailer 1: Clique aqui e assista!
 
 
 

Nenhum comentário: