quinta-feira, 8 de abril de 2021

\o/ Cinema na sua TV nº 48 - 08/04/2021 - A Ilha da Fantasia


A ILHA DA FANTASIA / FANTASY ISLAND

Assim como ocorreu com “Casal 20 / Hart to Hart”, aprendi a gostar do seriado “A Ilha da Fantasia / Fantasy Island” (1978 – 1984) por influência da minha mãe. A realização das fantasias dos personagens era tão especial, que todos os fãs também tinham um sonho secreto, caso tivessem a oportunidade de visitar a Ilha da Fantasia. Naquela época, meu maior sonho era conhecer o herói japonês Ultra Seven. Quando ele lutava com os monstros e lançava a lâmina que tinha na cabeça, para aniquilar seus inimigos, eu ficava muito empolgado! Eram sonhos de criança, porque se fosse hoje, minha fantasia seria diferente e teria um significado emocional muito mais profundo.

No dia 11/03/2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Vários países do mundo foram afetados gravemente e os governos determinaram ações para contenção da circulação do vírus. Imediatamente, os grandes estúdios de cinema paralisaram as suas produções e cancelaram todos os lançamentos. O governo do Brasil definiu inúmeras medidas de combate ao vírus, mas a restrição de aglomerações de pessoas, afetou diretamente os apaixonados pela Sétima Arte. A partir da suspensão de lançamentos de filmes e a restrição de agrupamento de pessoas, as grandes redes de cinema do país, decidiram fechar temporariamente todas as salas de cinema. Então, o blog Minha Vida no Cinema, suspendeu o tópico “Principais Estreias da Semana” por tempo indeterminado, mas criou o “Cinema na sua TV”, que trará dicas de filmes, que são facilmente encontrados em provedores via streaming ou em TVs a cabo. Dessa forma, você terá mais uma opção para manter o seu “isolamento social” na luta contra a disseminação do vírus. Cuide da saúde da sua família, respeite a sua comunidade e assista as minhas dicas de cinema no conforto do seu sofá. Saúde e paz para todos nós!
OBS 1: As grandes redes de cinema do Brasil, decidiram reabrir as salas no dia 22/10/2020 em alguns estados, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança contra a COVID-19. Porém, o blog Minha Vida no Cinema, acredita que a volta aos cinemas neste momento seja prematura. Dessa forma, continuaremos com a série “\o/ Cinema na sua TV” até que a população brasileira seja vacinada e possa voltar aos cinemas com segurança e tranquilidade.
OBS 2: No dia 03/03/2021, o Brasil viveu o pior dia da pandemia, que começou oficialmente em 11/03/2020. Foram 1.840 mortes nas últimas 24 horas e o país já perdeu 259.402 vidas para a “Segunda Onda” do COVID-19. Todos os estados na nação, criaram restrições severas para aumentar o isolamento social pelas próximas 2 semanas, temendo que haja em breve um colapso do sistema hospitalar e um descontrole generalizado da doença pelo país. Os hospitais estavam lotados e estávamos muito assustados novamente! Mais uma vez, o blog Minha Vida no Cinema, acredita que as sessões de cinema devam ser proibidas. Por isso, continuaremos com os tópicos semanais “\o/ Cinema na sua TV”, até que toda a população brasileira seja vacinada e possa voltar aos cinemas com segurança e tranquilidade.


Na minha infância só haviam 6 canais de televisão na minha cidade e a qualidade da imagem dependia do posicionamento da antena externa, que ficava no ponto mais alto do telhado. Na década de 80, os televisores da minha casa, precisavam de um regulador de voltagem e de um conversor UHF, para sintonizar algum canal de televisão. O controle remoto não existia e quando a minha mãe ligava a batedeira, surgia uma interferência na imagem da televisão! Fico perplexo quando vejo alguém reclamando atualmente, que não encontra nenhum programa interessante para assistir na televisão a cabo, onde são disponibilizados aproximadamente 122 canais. Em 1980, a novela das 8 começava 20h30 e terminava 21h20. As noites de terça-feira eram as mais animadas da semana, porque a Rede Globo exibia os seriados famosos norte-americanos. A programação de filmes da “Terça Nobre” era composta pelos seriados “Casal 20” (1979 - 1984), “A Ilha da Fantasia” (1978 – 1984), “Magnum” (1980 – 1988) e “As Panteras” (1976 – 1981), que eram exibidos alternadamente. Quando eu perdia um episódio de uma das séries, só teria outra chance no mês seguinte. Provavelmente, eu só teria a oportunidade de assistir esses episódios alguns anos depois!




As histórias aconteciam numa ilha paradisíaca, localizada em algum lugar tropical, onde a fantasia de qualquer pessoa poderia ser realizada! O preço para realizar um sonho era de US$ 50 mil dólares, mas muitas pessoas ganharam o direito de realizar suas fantasias de graças. O dono da Ilha da Fantasia era o misterioso Senhor Roarke (Ricardo Montalban). Infelizmente, a série nunca mostrou a história de sua vida e jamais explicou como era o poder que lhe permitia realizar as mais complicadas fantasias. Ele tinha um assistente chamado Tattoo (Herve Villechaize), um anão muito maroto! Os hóspedes que desejavam realizar as suas fantasias, só conseguiam chegar a ilha de hidroavião e quando a aeronave aproximava-se, Tattoo tocava o sino da torre e gritava: “O avião, o avião!” Imediatamente, todas as pessoas da ilha preparavam-se para receber os hóspedes, com coquetéis de frutas e arranjos de flores. Enquanto os hóspedes desciam do hidroavião, o senhor Roarke e Tattoo, surgiam com elegantes ternos brancos e o dono da ilha explicava para seu assistente, quais eram as fantasias daqueles turistas. Em seguida, ele aproximava-se para recepcionar seus convidados, segurava uma taça e dizia: “Meus caros hóspedes, eu sou o Senhor Rourke, seu anfitrião. Bem-vindos a Ilha da Fantasia!”.




As fantasias eram repletas de magia, mistério e aventura! O Senhor Rourke era tão caprichoso na realização das fantasias de seus hóspedes, que recriava cenários e situações, que potencializavam ainda mais a veracidade daquelas experiências. Ele recriou inúmeras casas de campo, pista de automobilismo, concursos de beleza, cassinos luxuosos e muito mais. Além disso, possibilitou que um hóspede reencontrasse sua amada no período da Segunda Guerra Mundial e transformou um detetive em xerife no velho oeste. As fantasias eram tão convincentes, que os fãs da série ficavam em dúvida se o Senhor Rourke tinha uma equipe muito competente ou se tinha o dom de manipular a viagem no tempo! Isso jamais foi explicado. Para tornar a série ainda mais apaixonante, os roteiros eram muito bem escritos. Nem todos os hóspedes conseguiam realizar suas fantasias e ainda descobriam que o sonho não realizado, criava oportunidades ainda melhores. Os expectadores não tinham nenhuma garantia de que a fantasia dos hóspedes seria realizada e a dúvida constante durante os episódios, sempre gerava a expectativa do desfecho. Muitas vezes, o hóspede descobria que o tão almejado sonho realizado, faria aquela pessoa infeliz para sempre! Muitas vezes, o Senhor Rourke mostrava para seus hóspedes que um sonho não realizado, não tinha defeitos e que isso criava uma ilusão! Certamente, o embate entre sonhos e pesadelos, tenha sido uma importante razão para o sucesso do seriado.




A “Ilha da Fantasia / Fantasy Island” tornou-se um seriado após o sucesso da exibição do episódio piloto de 1 hora e 33 minutos. Foram 7 temporadas que totalizaram 152 episódios, entre 14 de janeiro de 1978 e 19 de maio de 1984. O box em DVD com a primeira temporada completa da Ilha da Fantasia / Fantasy Island foi lançado pela Sony no Brasil. São 16 episódios distribuídos em 4 DVDs, que farão os fãs viajarem no tempo! A série foi produzida por Aaron Spelling e Leonard Goldberg (também produtores executivos de “Casal 20 / Hart to Hart” e “As Panteras / Charlie’s Angels”). Cada episódio da “Ilha da Fantasia / Fantasy Island” possuía dois títulos, um para cada história. Muitos atores famosos como Bill Bixby, Roddy McDowell, Sammy Davis Jr, Julie Newmar, Adam West e Dick Sargent participaram da série como hóspedes, que sonhavam em realizar as suas fantasias. “A Ilha da Fantasia / Fantasy Island” criou histórias muito interessantes, que mostravam que vários sonhos não realizados do passado, poderiam tornar-se verdadeiros pesadelos no futuro!



Minha Vida no Cinema


Nenhum comentário: