sábado, 16 de fevereiro de 2019

_o/ OSCAR 2019



Todos os anos, os apaixonados pela Sétima Arte como eu, preparam-se para a temporada de premiações. As mais importantes são: Urso de Ouro (Alemanha), BAFTA (Inglaterra), Leão de Ouro (Itália), Palma de Ouro (França), Globo de Ouro (Estados Unidos), S.A.G. - Screen Actors Guild (Estados Unidos) e o Academy Awards – OSCAR (Estados Unidos). No Brasil, os principais eventos são o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Festival de Gramado. Entre tantas premiações pelo mundo, a mais conhecida pelo público em geral e a mais prestigiada pelos profissionais da área de cinema é a cerimônia do Academy Awards, também conhecida como OSCAR. A primeira cerimônia de entrega dos Academy Awards - OSCAR, aconteceu em 16 de maio de 1929, porém a festa só foi transmitida pela televisão para o público norte-americano em 1953. O prêmio OSCAR é considerado como o mais cobiçado pelos profissionais da indústria cinematográfica mundial. 
No dia 24 de fevereiro de 2019, teremos a 91ª cerimônia de entrega dos Academy Awards e curiosamente não haverá um anfitrião para a festa, porque Kevin Hart desistiu da apresentação depois da divulgação de antigas postagens homofóbicas na internet. Vários atores foram convidados para a apresentação do OSCAR e talvez essa mudança no formato tradicional da cerimônia, criado em 1953, possa alavancar a audiência que infelizmente diminui a cada ano. 
Como assíduo frequentador das salas de cinema, lamento admitir que, com algumas exceções, o público não se interessou pelos filmes indicados ao OSCAR 2019. Os únicos destaques foram “Bohemian Rhapsody” e “Nasce uma Estrela” porque o público ama o saudoso ídolo Freddie Mercury e a talentosa cantora Lady Gaga. O longa-metragem “A Favorita” recebeu 10 indicações, mas as salas onde foi exibido nunca ficaram lotadas. Já “Roma” recebeu 10 indicações, mas foi exibido exclusivamente na NETFLIX, a provedora global de filmes e séries para televisão via streaming. Apesar do grande número de indicações, nenhum dos dois filmes de 2019 ficará eternizado! 
Muitos críticos afirmam que o foco da indústria do cinema em blockbusters (uma obra com apelo comercial, grande orçamento, massiva divulgação na mídia e que gera milhões de dólares em bilheteria) de heróis ou de aventura, inviabiliza o investimento em dramas, musicais e romances. A competição torna-se injusta! Dessa forma temos situações inimagináveis como o longa-metragem “Pantera Negra” da MARVEL, concorrendo na categoria de Melhor Filme e em mais 6 categorias. Por mais apaixonado que eu seja pelos filmes de heróis, aceitar que um deles ganhe a principal categoria do OSCAR 2019 seria muito difícil. “Pantera Negra” foi lindo porque deu voz a um herói negro, que conquistou o mundo inteiro, mas analisando o filme, existem erros de roteiro, personagens completamente deslocados na trama e uma luta final lamentável entre T’Challa e Killmonger, que foi tão falsa que mais parecia um jogo ruim de videogame. Os críticos afirmam também que o filme “Bohemian Rhapsody” é muito bom, mas que não merece ganhar um OSCAR. A cinebiografia teve erros históricos grosseiros, que irritaram profundamente os fãs da banda Queen. O empresário foi injustamente vilanizado e os outros membros da banda ficaram em segundo plano. Além disso, Rami Malek interpretou um Freddie Mercury muito caricato em alguns momentos e em outros exagerado demais. Como fã da banda, confesso que não reconheci o ídolo Freddie Mercury no ator Rami Malek nas telas do cinema. Para finalizar, os críticos afirmam que “Nasce uma Estrela” é um longa-metragem que merece destaque, porém não possui méritos para ganhar o OSCAR de Melhor Filme. Além disso, há uma imensa campanha para que Lady Gaga ganhe na categoria de Melhor Atriz, porque seus fãs são apaixonados e acreditam que ela tenha já méritos para vencer. É importante lembrar que algumas de suas concorrentes, possuem anos de profissão como atrizes e tiveram um desempenho excelente em suas produções. São elas: Glenn Close, Melissa McCarthy e Olivia Colman. Já a outra concorrente Yalitza Aparicio de “Roma”, nunca foi atriz e participou da seleção de atrizes para o filme por acaso. Ela deve comemorar a sua indicação como uma vitória, embora eu acredite que tenha sido injusto. 
Mais uma vez tivemos os esquecidos pelo OSCAR 2019. O longa-metragem “Se a Rua Beale Falasse” deveria ter sido indicado na categoria de Melhor Filme! Inexplicavelmente o diretor Ryan Coogler, do prestigiado “Pantera Negra”, foi ignorado pela academia. “Aquaman” da D.C. deu um show de efeitos visuais e merecia ter ficado com a vaga do decepcionante “Solo: Uma Aventura Star Wars”. “Vingadores: Guerra Infinita” foi tão bom quanto “Pantera Negra”, mas recebeu apenas uma indicação na categoria de Efeitos Visuais, enquanto o outro filme recebeu 7 indicações. Toni Collete merecia a indicação para Melhor Atriz pelo filme de terror “Hereditário”, assim como Nicole Kidman também merecia a indicação para Melhor Atriz pela sua performance em “O Peso do Passado”. Alguém ainda tem dúvidas de que as indicações da cantora Lady Gaga e da estreante Yalitza Aparicio para a categoria de Melhor Atriz foram injustas? 
Talvez a queda da audiência da cerimônia seja reflexo de indicações discutíveis e até polêmicas, que acabam enfraquecendo a força do prêmio OSCAR. Muitos diretores, atores e atrizes talentosos, jamais conseguiram ganhar o tão cobiçado prêmio e afirmaram que ganhar teria sido um sonho na carreira! Algumas coisas em Hollywood parecem invertidas, como na foto da capa do tópico. Mesmo assim, ainda tenho a esperança de que o OSCAR seja valorizado como o prêmio máximo de uma carreira, na noite de 24 de fevereiro de 2019. 


MELHOR FILME – 08 CANDIDATOS 

BOHEMIAN RHAPSODY (05 indicações) 
BOHEMIAN RHAPSODY 
Nacionalidade: Estados Unidos. 
Diretor: Bryan Singer. 
Sinopse: Freddie Mercury e seus companheiros Brian May, Roger Taylor e John Deacon mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso, com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas. 
Destaques do Elenco: Rami Malek, Gwilyn Lee, Ben Hardy, Joseph Mazzello, Lucy Boynton, Aaron McCusker, Aidan Gillen, Tom Hollander, Mike Myers. 
Tempo: 2h 15min. 
Classificação Indicativa: 14 anos. 
Lançamento no Brasil: 01/11/2018 


A FAVORITA (10 indicações) 
THE FAVOURITE 
Nacionalidade: Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda. 
Diretor: Yórgos Lánthimos. 
Sinopse: Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana. No entanto, seu posto privilegiado é ameaçado pela chegada de Abigail, uma nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única. 
Destaques do Elenco: Rachel Weisz, Olivia Colman, Emma Stone, Nicholas Hoult, Joe Alwyn, James Smith, Mark Gatiss, Timothy Innes. 
Tempo: 2h 00min. 
Classificação Indicativa: 14 anos. 
Lançamento no Brasil: 24/01/2019 


GREEN BOOK: O GUIA (05 indicações) 
GREEN BOOK 
Nacionalidade: Estados Unidos. 
Diretor: Peter Farrelly. 
Sinopse: Após fechar as portas de sua discoteca chamada Copacabana em 1962, Tony Lip, um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de um emprego. Então ele conhece um pianista, que deseja que Lip faça uma turnê com ele. Os dois se estranham no início, porém o vínculo entre eles cresce à medida que eles viajam. 
Destaques do Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini, P. J. Byrne, Don Stark, Brian Stepanek, Geraldine Singer, Iqbal Theba. 
Tempo: 2h 10min. 
Classificação Indicativa: 12 anos. 
Lançamento no Brasil: 24/01/2019 


INFILTRADO NA KLAN (06 indicações) 
BLACKKKLANSMAN 
Nacionalidade: Estados Unidos. 
Diretor: Spike Lee. 
Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. 
Destaques do Elenco: John David Washington, Adam Driver, Topher Grace, Laura Harrier, Ryan Eggold, Jasper Paakkonen, Corey Hawkins, Ashlie Atkinson. 
Tempo: 2h 16min. 
Classificação Indicativa: 14 anos. 
Lançamento no Brasil: 22/11/2018 


NASCE UMA ESTRELA (08 indicações) 
A STAR IS BORN 
Nacionalidade: Estados Unidos. 
Diretor: Bradley Cooper. 
Sinopse: A jovem cantora Ally ascende ao estrelato ao mesmo tempo em que seu parceiro Jackson Maine, um renomado artista de longa carreira, cai no esquecimento devido aos problemas com o álcool. Os momentos opostos nas carreiras, acabam por minar o relacionamento amoroso dos dois. 
Destaques do Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott, Andrew Dice Clay, Rafi Gavron, Anthony Ramos, Dave Chapelle, Ron Rifkin. 
Tempo: 2h 16min. 
Classificação Indicativa: 16 anos. 
Lançamento no Brasil: 11/10/2018 


PANTERA NEGRA (07 indicações) 
BLACK PANTHER 
Nacionalidade: Estados Unidos. 
Diretor: Ryan Coogler. 
Sinopse: Após a morte do rei T'Chaka, o príncipe T'Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino. Uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás. 
Destaques do Elenco: John Kani, Chadwick Boseman, Danai Gurira, Letitia Wright, Lupita Nyong'o, Andy Serkis, Michael B. Jordan, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Winston Duke. 
Tempo: 2h 15min. 
Classificação Indicativa: 14 anos. 
Lançamento no Brasil: 15/02/2018 


ROMA (10 indicações) 
ROMA 
Nacionalidade: México, Estados Unidos. 
Diretor: Alfonso Cuarón. 
Sinopse: A história se passa na Cidade do México em 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher, que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais. 
Destaques do Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy Garcia, Verónica Garcia, Daniela Demesa, Fernando Grediaga, Jorge Antonio Guerrero, Marco Graf. 
Tempo: 2h 15min. 
Classificação Indicativa: 14 anos. 
Lançamento no Brasil: 14/12/2018 – Exclusivamente na NETFLIX. 


VICE (08 indicações) 
VICE 
Nacionalidade: Estados Unidos. 
Diretor: Adam McKay. 
Sinopse: Na juventude, Dick Cheney se aproximou do Partido Republicano, ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, se aproxima de Donald Rumsfeld e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo, ganham imediata importância e com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com a condição de que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita. 
Destaques do Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Sam Rockwell, Amy Adams, Tyler Perry, Eddie Marsan, Jesse Plemons, Jillian Armenante. 
Tempo: 2h 12min. 
Classificação Indicativa: 14 anos. 
Lançamento no Brasil: 31/01/2019 


MELHOR DIRETOR 
Adam McKay - “Vice” 
Alfonso Cuáron - “Roma” 
Pawel Pawlikowski - “Guerra Fria” 
Spike Lee - “Infiltrado na Klan” 
Yorgos Lanthimos - “A Favorita” 


MELHOR ATOR 
Bradley Cooper - “Nasce uma Estrela” 
Christian Bale - “Vice” 
Rami Malek - “Bohemian Rhapsody” 
Viggo Mortensen - “Green Book – O Guia” 
Willem Dafoe - “No Portal da Eternidade” (trailer) 


MELHOR ATRIZ 
Glenn Close - “A Esposa” (trailer) 
Lady Gaga - “Nasce uma Estrela” 
Melissa McCarthy - “Poderia Me Perdoar?” (trailer) 
Olivia Colman - “A Favorita” 
Yalitza Aparicio - “Roma” 


MELHOR ATOR COADJUVANTE
Adam Driver - “Infiltrado na Klan”
Mahershala Ali - “Green Book – O Guia” 
Richard E. Grant - “Você Pode Me Perdoar” 
Sam Elliott - “Nasce uma Estrela” 
Sam Rockwell - “Vice” 


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE 
Amy Adams - “Vice” 
Emma Stone - “A Favorita” 
Marina de Tavira - “Roma” 
Rachel Weisz - “A Favorita” 
Regina King - “Se a Rua Beale Falasse” (trailer) 


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL 
“A Favorita” - Deborah Dean Davis / Tony McNamara 
“No Coração da Escuridão” - Paul Schrader 
“Green Book – O Guia” - Nick Vallelonga / Peter Farrelly 
“Roma” - Alfonso Cuáron 
Vice” - Adam Mckay 


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 
“A Balada de Buster Scruggs” - Ethan Coen / Joel Coen 
“Infiltrado na Klan” - Spike Lee 
“Nasce uma Estrela” - Eric Roth / Will Fetters / Bradley Cooper 
“Poderia me Perdoar?” - Nicole Holofcener 
“Se a Rua Beale Falasse” - Barry Jenkins 


MELHOR TRILHA SONORA
“Pantera Negra” - Ludwig Göransson 
“Ilha dos Cachorros” - Alexandre Desplat 
“Infiltrado na Klan” - Terence Blanchard 
“O Retorno de Mary Poppins” - Marc Shaiman / Scott Wittman 
“Se a Rua Beale Falasse” - Nicholas Britell 


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL 
“All the Stars” - Pantera Negra 
“Shallow” - Nasce uma Estrela 
“The Place Where Lost Things Go” - O Retorno de Mary Poppins 
“When a Cowboy Trades his Spurs for Wings” - A Balada de Buster Scruggs 


MELHOR ANIMAÇÃO 
“Homem-Aranha no Aranhaverso” (trailer) 
“Ilha dos Cachorros” (trailer) 
“Os Incríveis 2” (trailer) 
“Mirai” (trailer) 
“WiFi Ralph – Quebrando a Internet” (trailer) 


MELHOR EDIÇÃO DE SOM 
“Bohemian Raphsody” 
“Um Lugar Silencioso” (trailer) 
“Pantera Negra” 
“O Primeiro Homem” (trailer) 
“Roma” 


MELHOR MIXAGEM DE SOM 
“Bohemian Raphsody” 
“Nasce uma Estrela” 
“O Primeiro Homem” 
“Pantera Negra” 
“Roma” 


MELHOR DIREÇÃO DE ARTE 
“A Favorita” 
“Pantera Negra” 
“O Primeiro Homem” 
“O Retorno de Mary Poppins” (trailer) 
“Roma” 


MELHOR FOTOGRAFIA 
“A Favorita” - Robbie Ryan 
“Guerra Fria” - Pawel Pawlikowski 
“Nasce uma Estrela” - Matthew Libatique 
“Nunca Deixe de Lembrar” - Caleb Deschanel 
“Roma” - Alfonso Cuáron 


MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS 
“Border” (trailer) 
“Duas Rainhas” (trailer) 
“Vice” 


MELHOR FIGURINO 
“A Balada de Buster Scruggs” (trailer) 
“Duas Rainhas” 
“A Favorita” 
“Pantera Negra” 
“O Retorno de Mary Poppins” 


MELHOR EDIÇÃO / MONTAGEM 
“Bohemian Rhapsody” 
“A Favorita” 
“Green Book – O Guia” 
“Infiltrado na Klan” 
“Vice” 


MELHORES EFEITOS VISUAIS 
“Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível” (trailer) 
“Jogador Nº 1” (trailer) 
“O Primeiro Homem” (trailer) 
“Solo: Uma Aventura Star Wars” (trailer) 
“Vingadores: Guerra Infinita” (trailer) 


MELHOR FILME ESTRANGEIRO 
“Assunto de Família” - Japão 
“Cafarnaum” – Líbano 
“Guerra Fria” – Polônia 
“Nunca Deixe de Lembrar” - Alemanha 
“Roma” – México 


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM 
“Free Solo” 
“Hale County this Morning, This Evening” 
“Minding the Gap” 
“Of Fathers and Sons” 
“RBG” 


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM 
“Black Sheep” 
“End Game” 
“Lifeboat” 
“A Night at the Garden” 
“Period. End of Sentence” 


MELHOR CURTA-METRAGEM 
“Detainment” 
“Fauve” 
“Marguerite” 
“Mother” 
“Skin” 


MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM 
“Animal Behavior” 
“Bao” 
“Late Afternoon” 
“One Small Step” 
“Weekends”



Minha Vida no Cinema 

Nenhum comentário: