domingo, 12 de janeiro de 2020

_o/ OSCAR 2020

Foto: MasterTux.


    Todos os anos, os apaixonados pela Sétima Arte como eu, preparam-se para a temporada de premiações. As mais importantes são: Urso de Ouro (Alemanha), BAFTA (Inglaterra), Leão de Ouro (Itália), Palma de Ouro (França), Globo de Ouro (Estados Unidos), S.A.G. - Screen Actors Guild (Estados Unidos) e o Academy Awards – OSCAR (Estados Unidos). No Brasil, os principais eventos são o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Festival de Gramado. Entre tantas premiações pelo mundo, a mais conhecida pelo público em geral e a mais prestigiada pelos profissionais da área de cinema é a cerimônia do Academy Awards, também conhecida como OSCAR.
    A primeira cerimônia de entrega dos Academy Awards - OSCAR, aconteceu em 16 de maio de 1929, porém a festa só foi transmitida pela televisão para o público norte-americano em 1953. O prêmio OSCAR é considerado como o mais cobiçado pelos profissionais da indústria cinematográfica mundial. No dia 09 de fevereiro de 2020, teremos a 92ª cerimônia de entrega dos Academy Awards e mais uma vez não haverá um anfitrião para a festa. Vários atores foram convidados para a apresentação do OSCAR e talvez essa seja uma nova tendência no formato da cerimônia. Como um assíduo frequentador das salas de cinema, percebo que há uma tendência de indicação de filmes mais populares para as categorias do OSCAR 2020, para alavancar a audiência mundial.
    Uma prova dessa tendência da Academia foi a indicação do longa-metragem “Coringa / Joker” para 11 categorias, sendo que o personagem surgiu no universo dos quadrinhos de super-heróis da DC Comics. Os 09 filmes indicados na categoria de “Melhor Filme” tiveram retorno de bilheteria no mundo inteiro, ganharam popularidade e consequentemente, um número maior de pessoas estará interessado na premiação do OSCAR 2020.
    A maioria dos cinéfilos admite que os indicados na categoria de “Melhor Filme” mereceram a indicação, embora sempre haja o desejo de trocar alguns nomes da lista por razões pessoais! Se fosse possível, eu trocaria o longa-metragem “Ford vs Ferrari / Ford v. Ferrari” pelo excelente “Rocketman / Rocketman” e adicionaria como a décima indicação da categoria o filme “Entre Facas e Segredos / Knives Out”. Já nas outras categorias, considero que ocorreram algumas injustiças! Lamento que a animação “Frozen 2 / Frozen II” não tenha recebido a indicação na categoria de “Melhor Animação”. Como puderam ignorar a atriz Lupita Nyong’o por sua dupla interpretação em “Nós / Us”? O público aguardava a indicação de Taron Egerton (Rocketman / Rocketman), Eddie Murphy (Meu Nome é Dolemite / Dolemite Is My Name) ou Adam Sandler (Joias Brutas / Uncut Gems) na categoria de “Melhor Ator”, mas infelizmente nenhum deles foi lembrado. A ausência mais sentida pelos cinéfilos é de Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres / Little Women) na categoria de “Melhor Direção”. Aliás, em 92 anos de premiação, apenas 05 mulheres foram indicadas nessa categoria e somente Kathryn Bigelow ganhou um OSCAR pela sua direção em “Guerra ao Terror” (2008).
    Outra polêmica agita os bastidores do OSCAR 2020. Pelo segundo ano consecutivo, filmes e animações da Netflix passaram a concorrer ao prêmio e isso gerou críticas e discussões. Como cinéfilo, acredito que os filmes foram feitos para a exibição nas telas do cinema, porém quebrei meu paradigma sobre os provedores globais de filmes e séries para televisão via streaming, quando entendi como os gestores da Netflix pensam. Isso foi possível após a divulgação de uma mensagem postada no Twitter pela Netflix, defendendo-se das críticas do diretor Steven Spielberg, que é radicalmente contra a participação das produções da empresa no OSCAR. A seguir a transcrição completa da mensagem da Netflix: “Nós amamos o cinema. Estas são outras coisas de que também gostamos: acesso às pessoas que não podem ir ao cinema ou que morem em cidades sem cinemas. Deixar que todo mundo em todos os lugares desfrute das estreias ao mesmo tempo e dar aos cineastas mais formas de compartilhar sua arte. Estas coisas não são mutuamente excludentes.”
Reclamar da Netflix tendo várias salas de cinema na minha cidade pode ser simples e fácil. Mas qual seria a minha opinião se eu morasse numa cidade que não tivesse cinema? Minha empatia ajudou-me a entender que com respeito mútuo, todos ganharão com a coexistência! É um caminho sem volta. Cinemas e Provedores Via Streaming farão parte de nosso cotidiano daqui para frente. Assim os cinéfilos poderão optar pelas salas de cinema se tiverem essa oportunidade e aqueles que não tiverem essa possibilidade, os provedores via streaming serão outra grande opção. O importante é que todas as pessoas possam ter acesso a histórias transformadoras, que tragam conhecimento, reflexões, inspiração e muito mais!


MELHOR FILME


ADORÁVEIS MULHERES (06 indicações)
LITTLE WOMEN
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretora: Greta Gerwig.
Sinopse: As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta, enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
Destaques do Elenco: Saoirse Ronan, Eliza Scanlen, Emma Watson, Florence Pugh, Laura Dern, Timothée Chalamet, Meryl Streep, Bob Odenkirk.
Tempo: 2h 14min.
Classificação Indicativa: 10 anos.
Lançamento no Brasil: 09/01/2020 – Sony Pictures.


CORINGA (11 indicações)
JOKER
Nacionalidade: Estados Unidos, Canadá.
Diretor: Todd Phillips.
Sinopse: Arthur Fleck trabalha como palhaço para uma agência de talentos e toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.
Destaques do Elenco: Joaquin Phoenix, Brett Cullen, Robert de Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Shea Whigham, Bill Camp, Douglas Hodge.
Tempo: 2h 02min.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Lançamento no Brasil: 03/10/2019 - Warner Bros.


ERA UMA VEZ... EM HOLLYWOOD (10 indicações)
ONCE UPON A TIME... IN HOLLYWOOD
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Quentin Tarantino.
Sinopse: Em Los Angeles de 1969, Rick Dalton é um ator de TV que juntamente com seu dublê, está decidido a fazer o nome em Hollywood. Para tanto, eles conhecem muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica e acabam descobrindo fatos dos assassinatos realizados por Charles Manson, entre eles o da atriz Sharon Tate, que na época estava grávida do diretor Roman Polanski.
Destaques do Elenco: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Al Pacino, Timothy Olyphant, Kurt Russell, Michael Madsen, Tim Roth, Rafal Zawierucha.
Tempo: 2h 41min.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Lançamento no Brasil: 15/08/2019 – Sony Pictures.


FORD VS FERRARI (04 indicações)
FORD V. FERRARI
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: James Mangold.
Sinopse: Durante a década de 1960, a Ford resolveu entrar no ramo das corridas automobilísticas, para ganhar prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeã em vários campeonatos. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby, para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar a sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles, Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa, não dando prioridade para o aspecto esportivo.
Destaques do Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe, Tracy Letts, Jon Bernthal, Josh Lucas, Noah Jupe, Remo Girone.
Tempo: 2h 33min.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Lançamento no Brasil: 14/11/2019 – Fox Film do Brasil.


HISTÓRIA DE UM CASAMENTO (06 indicações)
MARRIAGE STORY
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Noah Baumbach.
Sinopse: Nicole e seu marido Charlie estão passando por muitos problemas e decidem divorciar-se. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação da advogada Nora Fanshaw, especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry.
Destaques do Elenco: Adam Driver, Scarlett Johansson, Laura Dern, Alan Alda, Ray Liotta, Julie Hagerty, Merritt Wever, Azhy Robertson.
Tempo: 2h 17min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Lançamento no Brasil: 06/12/2019 – Netflix.


O IRLANDÊS (10 indicações)
THE IRISHMAN
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Martin Scorsese.
Sinopse: Frank Sheeran, conhecido como "O Irlandês" é um veterano de guerra cheio de condecorações, que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito, quando o mais famoso ex-presidente da associação, desaparece misteriosamente.
Destaques do Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Bobby Cannavale, Ray Romano, Stephen Graham, Anna Paquin.
Tempo: 3h 29min.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Lançamento no Brasil: 14/11/2019 – Netflix.


JOJO RABBIT (06 indicações)
JOJO RABBIT
Nacionalidade: Estados Unidos.
Diretor: Taika Waititi.
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Jojo é um jovem nazista de 10 anos que vive na Alemanha e que trata Adolf Hitler como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo a favor do nazismo, composto por outras pessoas que concordam com esses ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver simpatia pela nova hóspede.
Destaques do Elenco: Roman Griffin Davis, Taika Waititi, Scarlett Johansson, Thomasin McKenzie, Sam Rockwell, Rebel Wilson, Alfie Allen, Stephen Merchant.
Tempo: 1h 48min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Lançamento no Brasil: 06/02/2020 – Fox Film do Brasil.


1917 (10 indicações)
1917
Nacionalidade: Reino Unido, Estados Unidos.
Diretor: Sam Mendes.
Sinopse: Os cabos Schofield e Blake são jovens soldados britânicos, durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar o território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar mais de 1300 colegas de batalhão.
Destaques do Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Colin Firth, Benedict Cumberbatch, Daniel Mays.
Tempo: 1h 59min.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Lançamento no Brasil: 23/01/2020 – Universal Pictures.


PARASITA (06 indicações)
GISAENGCHUNG
Nacionalidade: Coréia do Sul.
Diretor: Joon-ho Bong.
Sinopse: Toda a família de Ki-Taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família, comece a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha, criam um plano para que todos se infiltrem na família burguesa. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social, custarão caro a todos os membros da família Ki-Taek.
Destaques do Elenco: Kang-Ho Song, Woo-Sik Choi, Park So-Dam, Chang Hyae Jin, Sun-Kyun Lee, Cho Yeo-Jeong, Myeong-Hoon Park, Lee Jeong-Eun.
Tempo: 2h 12min.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Lançamento no Brasil: 07/11/2019 – Pandora Filmes.


MELHOR DIRETOR
Bong Joon Ho – “Parasita”
Quentin Tarantino – “Era Uma Vez Em... Hollywood”
Martin Scorsese – “O Irlandês”
Sam Mendes – “1917”
Todd Phillips – “Coringa”


MELHOR ATOR
Adam Driver – “História de um Casamento”
Antonio Banderas – “Dor e Glória” 
Joaquim Phoenix – “Coringa”
Jonathan Price – “Dois Papas”
Leonardo DiCaprio – “Era Uma Vez Em... Hollywood”


MELHOR ATRIZ
Charliz Theron – “O Escândalo”
Cynthia Erivo – “História de um Casamento”
Saoirse Ronan – “Adoráveis Mulheres”
Scarlett Johansson – “História de um Casamento”


MELHOR ATOR COADJUVANTE
Al Pacino – “O Irlandês”
Anthony Hopkins – “Dois Papas”
Brad Pitt – “Era Uma Vez Em... Hollywood”
Joe Pesci – “O Irlandês”


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Florence Pugh – “Adoráveis Mulheres”
Laura Dern – “História de um Casamento”
Margot Robbie – “O Escândalo”
Scartett Johansson – “Jojo Rabbit”


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
“Era Uma Vez Em... Hollywood” – Quentin Tarantino
“História de um Casamento” – Noah Baumbach
“1917” – Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns
“Parasita” – Bong Joon Ho e Han Jin Won


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
“Adoráveis Mulheres” – Greta Gerwig
“Coringa” – Todd Phillips e Scott Silver
“Dois Papas” – Anthony McCarten
“O Irlandês” – Steven Zaillian
“Jojo Rabbit” – Taika Waititi


MELHOR TRILHA SONORA
“Adoráveis Mulheres” – Alexandre Desplat
“Coringa” – Hildur Guonadóttir
“1917” – Thomas Newman


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL 
“Stand Up” – Harriet
“I’m Standing With You” – Superação: O Milagre da Fé


MELHOR ANIMAÇÃO


MELHOR EDIÇÃO DE SOM
“Coringa”
“Era Uma Vez Em... Hollywood”
“Ford vs Ferrari”
“1917”


MELHOR MIXAGEM DE SOM
“Coringa”
“Era Uma Vez Em... Hollywood”
“Ford vs Ferrari”
“1917”


MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
“Era Uma Vez em Hollywood”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“1917”
“Parasita”


MELHOR FOTOGRAFIA
“Coringa” – Lawrence Sher
“Era Uma Vez Em... Hollywood” – Robert Richardson
“O Farol” – Jarin Blaschke
“O Irlandês” – Rodrigo Prieto
“1917” – Roger Deakins


MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS
“Coringa”
“O Escândalo”
“Judy – Muito Além do Arco-Íris”
“1917”


MELHOR FIGURINO
“Adoráveis Mulheres”
“Coringa”
“Era Uma Vez Em... Hollywood”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”


MELHOR EDIÇÃO / MONTAGEM
“Coringa”
“Ford vs Ferrari”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Parasita”


MELHORES EFEITOS VISUAIS
“O Irlandês”
“1917”
“Star Wars: A Ascensão Skywalker”


MELHOR FILME ESTRANGEIRO
“Corpus Christi” - Polônia
“Dor e Glória” - Espanha
“Honeyland” - Macedônia
“Os Miseráveis” - Francês
“Parasita” - Coréia do Sul


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
“American Factory”
“Democracia em Vertigem” (Brasil)
“For Sama”
“Honeyland”
“The Cave”


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
“In The Absense”
“Learning to Skateboard in a Warzone”
“Life Overtakes Me”
“St. Louis Superman”
“Walk Run Cha-Cha”


MELHOR CURTA-METRAGEM
“Brotherhood”
“Nefta Football Club”
“The Neighbors’ Window”
“Saria”
“A Sister”


MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
“DCERA (Daughter)”
“Hair Love”
“Kitbull”
“Memorable”
“Sister”


Minha Vida no Cinema

Nenhum comentário: