terça-feira, 31 de dezembro de 2019

_o/ Verão Americano 2019 - Sucessos & Fracassos



Pela sexta vez em sua história, o blog Minha Vida no Cinema, acompanhou o “Verão Americano” nas salas de cinema. Nesse período que os estúdios lançaram os longas-metragens chamados de blockbusters (arrasa quarteirões ou campeões de bilheteria). Em 2019, a temporada começou em abril e terminou em agosto. O maior desafio dos estúdios Disney, Fox, Universal, Warner, Sony, Paramount e Lionsgate, foi aumentar a arrecadação das bilheterias. Infelizmente no ano de 2018, quase todos os estúdios, sentiram uma queda em seus lucros nas salas de cinema, provavelmente por causa da concorrência dos downloads ilegais de filmes pela internet. 
Em 2019, os estúdios apostaram mais uma vez em franquias, reboots ou continuações conhecidas e as campanhas de markerting tiveram um planejamento estratégico espetacular, principalmente na internet. O público reagiu imediatamente na internet, comentando os inúmeros trailers e até brigando por causa das tramas e personagens. Os canais especializados em cinema no YouTube, discutiram sobre os filmes e criaram hipóteses sobre vários roteiros e seus personagens. A expectativa em vários países para o lançamento de alguns filmes foi enorme. Especificamente no Brasil, os cinemas liberaram a pré-venda de ingressos, 30 dias antes do lançamento e os lotes esgotaram em poucas horas. Essa histeria coletiva despertou a curiosidade das pessoas e até mesmo aquele público que não costumava frequentar a sala de cinema com frequência, decidiu assistir alguns blockbusters mais comentados. Mais uma vez, os fãs do cinema mais cultural, não tiveram muitas opções nas salas de cinema no período do Verão Americano. Os filmes mais culturais só foram exibidos nas capitais, porque havia um número muito maior de salas de exibição. Já o público do interior do Brasil não teve a oportunidade de assistir aos longas-metragens culturais, porque os cinemas dera preferência para os blockbusters, porque o retorno financeiro seria garantido. 
Os estúdios continuaram apostando em franquias, reboots ou continuações conhecidas e as campanhas de markerting foram disseminadas massivamente na internet. A seguir, veja quais foram as principais franquias do Verão Americano 2019: 
Vingadores: Ultimato (22º filme da franquia, que tem como objetivo principal, ultrapassar a bilheteria do filme “Avatar” de 2009); 
X-Men: Fênix Negra (10º filme da franquia dos X-Men, desconsiderando os filmes “Deadpool” de 2016 e “Deadpool 2” de 2018, onde alguns X-Men são coadjuvantes); 
Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (Spin-Off ou História Derivada da franquia Velozes & Furiosos, que possui 8 filmes); 
MIB: Homens de Preto – Internacional (4º filme da franquia e o primeiro sem Will Smith e Tommy Lee Jones); 
Toy Story 4 (4ª animação da franquia, que na minha opinião, deveria ter sido eternizada com aquela trilogia perfeita); 
Hellboy (3º filme da franquia, que também deveria ter sido dirigido por Guillermo del Toro, para que houvesse o encerramento coerente da trilogia e não um recomeço); 
John Wick 3 – Parabellum (longa-metragem que encerra a elogiada trilogia); 
Annabelle 3: De Volta para Casa (deveria encerrar a trilogia, que já mostra sinais de desgaste da personagem); 
Godzilla II: O Rei dos Monstros (2º filme da franquia, que irá preparar o personagem para as lutas com King Kong em 2020. Os dois personagens fazem parte do mesmo universo); 
Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2 (2ª animação da franquia, que provavelmente será ainda mais divertida que a anterior); 
Juntos para Sempre (continuação do filme “Quatro Vidas de um Cachorro” de 2017, que sofreu boicote mundial, após a divulgação de vídeos, com supostos maus tratos aos animais envolvidos na primeira produção cinematográfica). 
Agora confira quais são as principais refilmagens do Verão Americano 2019: 
O Rei Leão (refilmagem em animação fotorrealista do desenho animado “Rei Leão” de 1994. O principal desafio será transformar animais realistas em personagens carismáticos, que cantam e dançam); 
Aladdin (refilmagem em live action do desenho animado “Aladdin” de 1992); 
Cemitério Maldito (refilmagem do longa-metragem clássico de 1989); 
Brinquedo Assassino (refilmagem do filme “Brinquedo Assassino” de 1988, apesar de ser o 4º filme do personagem no cinema). 
É importante destacar que no período anterior ao Verão Americano 2019, os cinemas trouxeram várias novidades para todos os públicos. Já o período posterior ao Verão Americano 2019, trouxe ainda mais opções. Mesmo assim, nesses dois períodos também foram lançados alguns filmes pertencentes a franquias de sucesso. 

Confira a lista de lançamentos ANTERIORES ao Verão Americano 2019, no período de janeiro a abril: 
Homem-Aranha no Aranhaverso (10/01/2019); 
Amigos para Sempre (17/01/2019); 
Vidro (17/01/2019); 
Creed II (24/01/2019); 
Alita: Anjo de Combate (14/02/2019); 
Capitã Marvel (07/03/2019); 
Nós (21/03/2019); 
Dumbo (28/03/2019); 
Shazam! (04/04/2019); 
Agora veja a lista dos principais lançamentos POSTERIORES ao Verão Americano 2019, no período de setembro a dezembro: 
IT – Capítulo 2 (05/09/2019); 
Ad Astra (19/09/2019); 
Rambo: Até o Fim (19/09/2019); 
Coringa (03/10/2019); 
Angry Birds 2 – O Filme (03/10/2019); 
Malévola – Dona do Mal (17/10/2019); 
A Família Addams (24/10/2019); 
Doutor Sono (07/11/2019); 
As Panteras (14/11/2019); 
Playmobil: O Filme (19/12/2019); 
Star Wars: A Ascensão Skywalker (19/12/2019). 

É óbvio que os estúdios ainda apostaram em franquias, reboots ou continuações com o objetivo de obter muito lucro com suas produções. Para os cinéfilos revoltados com essa postura dos estúdios, resta o consolo de saber que através do aumento da receita, os estúdios financiam produções mais culturais e até experimentais. Entre os sucessos de público e os sucessos de crítica do Verão Americano 2019, o que os fãs do cinema blockbuster mais desejam é que a magia das salas de cinema seja eterna! Como escrevo todos os anos, nesse período, alguns filmes serão um grande sucesso de bilheteria, outros deixarão os fãs muito frustrados e ainda teremos aquela história que surpreenderá o público positivamente. Como curiosidade, recomendo que você releia os textos sobre o “Verão Americano” dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 no blog Minha Vida no Cinema e perceba que tanto o sucesso quanto o fracasso, são fenômenos espontâneos! 


O MELHOR LONGA-METRAGEM 
Vingadores: Ultimato
Avengers: End Game 
Surpreendentemente, o longa-metragem “Vingadores: Guerra Infinita / Avengers: Infinity War” (2018) perdeu o título de Melhor Longa-Metragem no ano passado para “Missão Impossível - Efeito Fallout / Mission: Impossible – Fallout” (2018). A derrota foi justificada de forma simples! O protagonista da história dos heróis era o vilão Thanos e o surpreendente desfecho negativo da história, frustrou muitos fãs, que não entenderam o desfecho. Dessa forma, a continuação dessa história, intitulada como “Vingadores: Ultimato / Avengers: End Game” (2019) deixou os fãs muito ansiosos. O curioso é que os fãs imaginavam que o início do filme seria repleto de ação e isso não aconteceu. As cenas foram calmas e o ritmo inicial da história era melancólico. Cinco anos após o desfecho do longa-metragem anterior, Os Vingadores ainda tentavam descobrir o paradeiro dos outros heróis. O história começou a mudar após a intervenção de um rato, ironicamente o símbolo da Disney, que criou a possibilidade de um personagem nem tão famoso da franquia, suspeitar onde os heróis estavam presos. A partir daí tivemos a inserção da “Viagem no Tempo” na trama e criou-se a obrigatoriedade do expectador ter assistido a todos os filmes da franquia, para entender quando era passado alternativo ou presente. Várias histórias foram desenvolvidas ao mesmo tempo e as consequências realistas para os destinos dos personagens, deram muita força para o roteiro. A batalha final, liderada por Capitão América, Homem de Ferro e Thor, contra o vilão Thanos foi épica. A união de todos os personagens na mesma batalha foi inesquecível e enlouqueceu os fãs. Após o desfecho apoteótico, a franquia precisava encerrar a “Saga do Infinito” e infelizmente alguns personagens despediram-se da história. Cada um deles cumpriu o seu destino e ao final do longa-metragem ficou a sensação do dever cumprido, apesar dos sentimentos de empolgação, tristeza e saudade. Com cenas inesquecíveis, personagens carismáticos e desfechos nem sempre felizes, o longa-metragem “Vingadores: Ultimato / Avengers: End Game” complementou “Vingadores: Guerra Infinita / Avengers: Infinity War” (2018) e teve um final digno de uma franquia de muito sucesso! Exatamente por isso foi eleito como o Melhor Longa-Metragem do “Verão Americano de 2019”. 


A MELHOR ANIMAÇÃO 
Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2
The Secret Life of Pets 2 
A animação “Pets – A Vida Secreta dos Bichos” surpreendeu porque a história de sua sequência foi melhor que a original. Esse é um fato raro no cinema! Na nova trama, os cachorros Max e Duke viajam para uma fazenda e novos personagens entram na história. As aventuras multiplicaram-se e os personagens tornaram-se mais alegres. Dessa forma a história criou mais cenas engraçadas, que trouxeram uma leveza ainda mais gostosa para a animação. Os amigos de Max e Duke que moram no prédio também ganharam destaque e viveram aventuras maravilhosas. A chegada de um bebê fez Max enxergar o mundo de uma maneira diferente. O destaque especial vai para o coelho Bola de Neve, que conquistou a plateia com o super-herói Capitão Bola de Neve! Pela criatividade e maior diversão, a sequência “Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2” foi eleita como a Melhor Animação de 2019, sendo ainda mais elogiada que “Pets – A Vida Secreta dos Bichos” que tinha sido eleita como a Melhor Animação em 2016. 


O LONGA-METRAGEM MAIS COMENTADO PELO PÚBLICO 
Vingadores: Ultimato
Avengers: End Game 
O lançamento do longa-metragem “Vingadores: Ultimato / Avengers: End Game” (2019) gerou uma expectativa gigantesca, logo depois que os fãs assistiram “Vingadores: Guerra Infinita / Avengers: Infinity War” (2018). Os fãs criaram teorias para justificar o desfecho do primeiro filme e buscavam “easter eggs” (pistas) para encontrar soluções para encontrar os heróis. Já no início de 2019 surgiam as mais diversas teorias na internet, que tentavam adivinhar como seria a nova trama. O longa-metragem foi lançado no Brasil no dia 25/04/2019 e eu só consegui ingresso para o dia 28/04/2019, mesmo tendo comprado meu ingresso on line no dia 05/04/2019. Lamentavelmente, algumas pessoas começaram a escrever “spoilers” (segredos) da trama na internet e isso gerou muita briga! Como a minha expectativa também era enorme e eu não queria estragar a minha experiência, fiquei 4 dias sem acessar a internet. Dessa forma, a história surpreendeu-me totalmente, porque não assisti nenhum trailer e não li nada sobre o filme até a minha sessão de cinema. O mais curioso em relação ao filme é que mesmo depois que todo mundo assistiu, os fãs continuaram postando teorias e novidades que encontraram na trama, principalmente após o lançamento dos DVDs e Blu-Rays. Eles encontraram personagens escondidos, portais secretos e até alguns pequenos erros de produção. É impressionante destacar que em dezembro de 2019, ainda recebo notícias referentes ao longa-metragem “Vingadores: Ultimato / Avengers: End Game”, mesmo após o lançamento do longa-metragem “Homem-Aranha: Longe de Casa / Spider-Man: Far From Home” (2019) que prosseguiu com a história da “Saga do Infinito”. Obviamente, o filme “Vingadores: Ultimato / Avengers: End Game” foi eleito como o Longa-Metragem Mais Comentado de 2019. 
OBS: É necessário destacar que “O Rei Leão” também foi muito comentado em 2019. Criar personagens já conhecidos em animação, através de computação gráfica, fez com que as pessoas ficassem divididas. Metade do público achou o filme visualmente deslumbrante, mas com personagens sem carisma. A outra metade adorou a novidade, estranhou um pouco os personagens selvagens conversando, mas amaram da mesma forma como a antiga animação. Na época do lançamento todos comentavam sobre o filme, porém aos poucos a polêmica foi perdendo força e atualmente ninguém mais comenta sobre ele.


O LONGA-METRAGEM QUE SURPREENDEU POSITIVAMENTE 
Era uma vez em... Hollywood
Once Upon a Time... in Hollywood 
O diretor Quentin Tarantino surpreendeu com uma história surpreendente e um elenco muito bem escolhido. Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie estavam espetaculares em cena! As histórias vividas pelos personagens Rick Dalton (DiCaprio) e Cliff Booth (Pitt) já fazem parte da Cultura POP dos cinéfilos. O diretor fez questão de frustrar propositalmente as expectativas do público em relação aos personagens, para criar uma atmosfera de crítica ao mundo dos bastidores do cinema. A inserção de atores que existiram na vida real e que tinham destaque nas décadas de 1950 e 1960, enriqueceram ainda mais a história. Talvez alguns fãs de Quentin Tarantino tenham estranhado a sua direção um pouco diferente da habitual, mas talvez essa nova forma de dirigir, com menos sangue e um humor ainda mais irônico, conquistou a crítica e o público em geral. Dessa forma o longa-metragem foi escolhido como o Longa-Metragem que Surpreendeu Positivamente no Verão Americano 2019. 


O PIOR LONGA-METRAGEM 
X-Men: Fênix Negra
X-Men: Dark Phoenix 
A franquia X-Men é composta por filmes de excelente qualidade. Exemplos disso são: “X-Men: O Filme” (2000), “X-Men 2” (2003), “X-Men: Primeira Classe” (2011), “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014) e “Logan” (2017). Os outros filmes são considerados mais fracos, embora ainda agradem boa parte dos fãs. Já o longa-metragem “X-Men: Fênix Negra” (2019) foi considerado como o pior de toda a franquia. A linha temporal foi quebrada, personagens mudaram de personalidade e o roteiro é repleto de falhas! É importante destacar que durante as filmagens a Disney comprou a Fox e toda a equipe ficou sabendo que a franquia seria extinta. Além disso, os executivos da Disney obrigaram o diretor a refazer várias cenas. A atriz Jennifer Lawrence só participou do filme porque era obrigada por contrato. Ela não aguentava mais pintar o corpo para viver a Mística e exigiu um desfecho rápido para a sua personagem, mesmo que fosse completamente sem sentido. O ator Evan Peters que interpretou o Mercúrio, estava gravando outro filme na época de refilmagem e simplesmente desapareceu da grande batalha final. Com tantos problemas, a história perdeu força e desconectou-se totalmente da linha temporal da franquia. O fracasso de bilheteria foi gigantesco e seis meses após a estreia no Brasil, não há previsão de lançamento do DVD e Blu-Ray. Com tantos erros, o longa-metragem “X-Men: Fênix Negra / X-Men: Dark Phoenix” foi eleito como o Pior Longa-Metragem do Verão Americano 2019. 


O REMAKE, REBOOT OU CONTINUAÇÃO QUE NÃO EMPOLGOU 
Hellboy
Hellboy 
Os dois primeiros longas-metragens do personagem intitulados “Hellboy / Hellboy” (2004) e “Hellboy 2 - O Exército Dourado / Hellboy II – The Golden Army” (2008) foram sucessos de bilheteria, porque eram dirigidos pelo genial e criativo Guillermo del Toro. Seu objetivo era finalizar a trilogia, mas os produtores ignoraram o diretor e reiniciaram a franquia. Substituíram o ator Ron Perlman por David Harbour, que descaracterizou completamente o personagem. Esse reboot dirigido por Neil Marshall perdeu a criatividade da franquia e a conexão com os outros dois filmes. Infelizmente o terceiro longa-metragem da franquia não empolgou e os fãs criticaram demais o diretor pela internet. Provavelmente esse fracasso encerrará a franquia do personagem no cinema, deixando frustrados uma legião de fãs que sonhavam com uma trilogia dirigida por Guillermo del Toro. 


O MELHOR PERSONAGEM 
Garfinho
Forky 
Toy Story 4 
Quando foi divulgado que o personagem principal de Toy Story 4 seria um Garfinho de plástico, os fãs ficaram preocupados. Seria possível um Garfinho ter destaque entre tantos brinquedos que marcaram a infância das pessoas? Para a surpresa de todos, o Garfinho era um personagem muito fofo, engraçado e carismático. Sua obsessão pelo lixo tornou-se engraçada e sua inocência era apaixonante! É importante destacar que a quarta animação da franquia teve muitos problemas de produção e manter o mesmo nível das animações anteriores era muito difícil. O intervalo entre a terceira e a quarta animação foi de 9 anos. Na minha opinião de fã, a trilogia estava perfeita! Uma quarta animação não era necessária, mas ficou claro que a Disney queria apresentar os personagens para a geração do Disney+ (serviço de assinatura de streaming de vídeo on line). 


O PIOR PERSONAGEM 
Chuck 
Brinquedo Assassino
Child’s Play 
O personagem Chuck fez parte do imaginário da geração dos anos 80. Curiosamente, os longas-metragens de terror da franquia não assustavam as pessoas, que riam com o comportamento do personagem principal. Aquela história do espírito de um assassino reencarnar num boneco, que passou a assassinar as pessoas, era completamente absurda. Chuck era muito pequeno para dominar as pessoas e assassiná-las! Muitos anos depois, foi lançado um novo filme da franquia, porém Chuck está muito bonito e agora ele possui inteligência artificial. Os produtores quiseram tornar um personagem “trash” (folclórico) dos anos 80 em algo sério, mas o resultado não agradou. Talvez o resultado fosse outro se tivessem batizado o boneco com outro nome, para evitar comparações. Assim o longa-metragem “Brinquedo Assassino / Child’s Play” criou o Pior Personagem do Verão Americano 2019. 


A MELHOR CENA 
Vingadores: Ultimato
Avengers: End Game 
Os fãs dos heróis não entenderam muito bem e ficaram tristes com o final do longa-metragem “Vingadores: Guerra Infinita” (2018). É interessante destacar que quando as sessões de cinema terminavam, as pessoas saíam em silêncio e pensativas. O desfecho da história foi surpreendente negativamente, mas isso só despertou o desejo de assistir a continuação dessa história. Foi com essa expectativa que os fãs voltaram aos cinemas para assistir “Vingadores: Ultimato” em 2019. A história começou num ritmo lento, mas tudo foi planejado para atingir o ápice da franquia na batalha final. Numa cena inesquecível e muito empolgante, os heróis da franquia MARVEL lutaram com coragem contra o exército de Thanos. Uma cena longa em que todos tiveram seu momento de destaque e que impressionou até os fãs mais exigentes! É como se as batalhas das HQs (Histórias em Quadrinhos) tivessem invadido as telas do cinema. As pessoas ficaram empolgadas e emocionadas. Essa cena épica foi considerada como a mais empolgante dos últimos anos no cinema! Obviamente foi eleita como a Melhor Cena do Verão Americano 2019. 


A CENA MAIS POÉTICA 
O Mundo Ideal
A Whole New World 
Aladdin
Aladdin 
A animação Aladdin / Aladdin (1992) encantou as pessoas no mundo inteiro. O romance entre Aladdin e Jasmine era poético e a cena mais representativa foi aquela em que eles voaram num tapete, cantando “O Mundo Ideal / A Whole New World”. Porém, o grande desafio dos filmes “live action” (com atores) da Disney é conseguir emocionar, da mesma forma como as animações. Como isso nem sempre é possível, alguns longas-metragens em live action não fizeram tanto sucesso. Porém é animador perceber que Aladdin / Aladdin tornou-se um sucesso, porque trouxe a emoção da animação e conquistou o público. Mena Massoud e Naomi Scott estavam perfeitos no longa-metragem e emocionaram demais quando voaram no tapete voador cantando “O Mundo Ideal / A Whole New World”. Assim foram protagonistas da Cena Mais Poética do Verão Americano de 2019. 


UM FILME OU ANIMAÇÃO QUE MERECE UMA SEQUÊNCIA 
Aladdin
Aladdin 
Apesar de não concordar com a escolha do ator Marwan Kenzari como Jafar, acredito que o longa-metragem “Aladdin / Aladdin” superou todas as expectativas. Mena Massoud (Aladdin), Naomi Scott (Jasmine) e Will Smith (Gênio da Lâmpada) estavam perfeitos. A adaptação da animação para o “live action” (com atores) foi maravilhosa porque Aladdin ganhou um charme maior, o Gênio da Lâmpada mostrou novos truques e Jasmine tornou-se uma garota mais corajosa e confiante em relação a animação. Atualizar a história com criatividade, enriqueceu os personagens e o longa-metragem tornou-se um sucesso de bilheteria, porque evoluiu em relação a animação. Como esse é um fato raro na Disney, acredito que “Aladdin / Aladdin” merece uma sequência, para explorar ainda mais essa história! 
OBS: É curioso destacar que no início de 2019, a grande expectativa dos fãs era por “Rei Leão” e suas possíveis sequências. Aladdin não ganhou muito destaque na imprensa e assim não despertou a atenção dos fãs. O sucesso não pode ser fabricado e no final de 2019, os fãs da Disney torcem pela sequência de “Aladdin / Aladdin”, mas não comentam sobre uma possível continuação de “Rei Leão / The Lion King” (2019), que dividiu opiniões e não teve o mesmo sucesso da animação “Rei Leão / The Lion King” (1994). 


A MELHOR TRILHA SONORA 
“Vingadores: Ultimato / Avengers: End Game” tornou-se a maior bilheteria da história do cinema, desbancando Avatar (2009). Um dos pontos mais positivos do longa-metragem é a sua trilha sonora, composta pelo maestro Alan Silvestri.
Clique nos títulos e ouça as músicas!
Main on End
The Real Hero
The Tool of a Thief




Minha Vida no Cinema 

Nenhum comentário: