sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo / Seeking a Friend for the End of the World (2012)



Se você espera encontrar cenas impactantes de destruição como nos filmes “2012” (2009), “Impacto Profundo” (1998) ou Armageddon (1998), nem perca o seu precioso tempo! O longa-metragem “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo” (2012) aborda o drama pessoal de personagens que sabem que só possuem 21 dias de vida e como eles irão comportar-se até o fim dos dias. Os personagens centrais da trama são Dodge (Steve Carell) e Penny (Keira Knightley), que moravam no mesmo prédio e nunca tinham se encontrado. 




Os cientistas descobriram que um asteroide com 112 quilômetros de diâmetro, batizado de Matilda, cairia na Terra em 2012. Para tentar destruir essa ameaça, o ônibus espacial Deliverance, foi enviado ao espaço. Infelizmente, a espaçonave explodiu 98 segundos após entrar no campo de asteroides, devido a um incêndio no tanque externo e os 12 tripulantes morreram instantaneamente. O impacto estava previsto para ocorrer em aproximadamente 3 semanas e o governo decidiu não divulgar o local exato, para evitar o pânico. A polícia não reprimia mais os saques em lojas e o vandalismo generalizado de uma população descontrolada. Muitas pessoas aproveitaram para extrapolar no sexo, bebidas e drogas. As companhias aéreas cancelaram os voos de longa distância, os celulares estavam mudos, porque as torres foram derrubadas por vândalos e as pessoas fugiram dos grandes centros. Enquanto o caos só aumentava, a rádio K107,2 tocava os maiores clássicos do rock, enquanto fazia a contagem regressiva para o fim do mundo! 




Dodge Petersen era um agente de seguros, que foi abandonado pela esposa Linda (Nancy Carell), após a divulgação da notícia sobre o fim do planeta. Penny era uma jovem hippie que fumava maconha, tinha vários relacionamentos fracassados e que sofria de hipersônia (sono muito profundo). Dodge e Penny moravam no mesmo prédio e se conheceram quando ela apareceu chorando na janela dele, porque o mundo iria acabar e ela nunca mais reencontraria sua família que morava muito longe. No dia seguinte, Dodge acompanhou a vizinha até o andar de baixo e recebeu três anos de correspondências dele, que Penny tinha guardado numa gaveta, porque o desatento carteiro colocava na caixa de correspondência dela. Ele ficou revoltado quando descobriu que três meses antes, a inesquecível Olívia, seu grande amor da adolescência, havia mandado uma carta dizendo que estava solteira e queria reencontrá-lo. Penny sentiu-se culpada e decidiu que ajudaria o novo amigo a reencontrar o seu verdadeiro amor, antes que o mundo acabasse. 




Indignado com sua falta de sorte, Dodge bebeu muito e desmaiou no gramado da praça. Acordou com um cachorro amarrado ao seu corpo! Na guia da coleira havia um bilhete onde estava escrito: “Perdão”. O novo cachorro de Dodge ganhou um nome! Na noite seguinte, o caos nas ruas é generalizado e uma pedra voa na janela de Dodge. Ele pegou o cachorro e decidiu fugir, mas não teve coragem de abandonar Penny. Chamou a vizinha, que pegou alguns discos (sua paixão) e os três fugiram no carro dela. Dodge e Penny fizeram um acordo. Se eles fossem de Los Angeles na Califórnia até Summerset na Pensilvânia, onde morava Olívia, ele arrumaria um avião particular para levá-la até a casa de seus pais, já que os aviões comerciais não voavam mais longas distâncias. Essa viagem foi muito animada e também conturbada, mas aos poucos a admiração mútua entre o sério Dodge e a despreocupada Penny foi aumentando. 




Um dos momentos mais marcantes da viagem foi no bar “Friendsy’s – Onde Todo Mundo é seu Amigo!”. Havia uma festa de fim de mundo muito louca, onde as pessoas bebiam e usavam drogas sem controle. Penny e Dodge ficaram assustados e fugiram e repentinamente ela teve vontade de beijar Dodge. Ficaram juntos naquela noite e um amor de fim de mundo começou a nascer ali. Outro momento de destaque na viagem foi a parada na casa de Speck (Derek Luke), um ex-namorado de Penny, que morava em Camden (Nova Jérsei). Com o auxílio de um telefone via satélite, Penny conseguiu conversar com seus familiares e soube que estavam todos bem. 




Finalmente eles chegaram a casa dos pais de Olívia em Summerset e descobriram que os moradores haviam migrado. Dodge e Penny entraram na casa e decidiram dormir ali naquela noite. Durante o jantar, o clima de romance ressurgiu, ao som de “This Guy’s in love with you” com Herb Alpert. Tudo foi perfeito até ela descobrir através de um envelope, que Olívia morava em outra casa na região. No dia seguinte Dodge foi até a casa de seu amor de adolescência e Penny ficou com ciúmes. Curiosamente, ele não tocou a campainha. Deixou um bilhete e foi embora! Seguiram até a casa de Frank (Martin Sheen), o dono do almejado avião. Penny ficou surpresa quando descobriu quem ele era. Jantaram juntos e quando ela dormiu, Dodge aproveitou sua hipersônia e a colocou no avião pilotado por Frank. Finalmente Penny reencontraria sua família, antes que Matilda destruísse o planeta! 




Faltando pouco mais de uma semana para o fim do mundo, Dodge e seu cachorro Perdão, voltaram para Los Angeles. O único plano que Dodge tinha para os últimos dias era ouvir os discos de Penny, para relembrar os momentos incríveis, que ele viveu ao lado da mulher mais encantadora que conheceu na vida! O governo divulgou a informação que Matilda infelizmente chegaria uma semana antes do previsto e que o ponto de impacto com a Terra seria às 16h26min. Com um desfecho realista, “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo” não inventou a solução mágica para salvar a humanidade. A surpreendente cena final, foi tão simples e profunda que me fez chorar, porque os personagens enfrentaram com dignidade, o único final possível para eles. 



Minha Vida no Cinema 

Nenhum comentário: