terça-feira, 17 de junho de 2014

*_* Drops - O Gordo e o Magro / Oliver Hardy & Stan Laurel (1927 - 1951)

Jo-Knopf


Norvell Hardy (Gordo) nasceu nos Estados Unidos em 18 de janeiro de 1892. Sua paixão pelo cinema começou aos 18 anos, quando conseguiu o seu primeiro emprego num cinema, trabalhando como projecionista, bilheteiro e até gerente. Incentivado por um amigo, quatro anos depois, mudou-se para a Flórida com o objetivo de participar de filmes. Adotou o nome artístico de Oliver Norvell Hardy, em homenagem ao seu pai que se chamava Oliver. Aos 22 anos participou de seu primeiro filme chamado Outwitting e foi creditado como O. N. Hardy. Em um ano ele já tinha participado de 50 curtas-metragens e passou a ser creditado como Oliver Hardy. Participou de inúmeros curtas-metragens e trabalhou até com Charlie Chaplin, que era apenas três anos mais velho que ele. 


Arthur Stanley Jefferson (Magro) nasceu na Inglaterra em 16 de junho de 1890. Estreou no teatro aos 16 anos na Escócia com o nome artístico de Stan Jefferson. Atuou na companhia de teatro de Fred Karno, substituindo Charlie Chaplin quando o compatriota se preparava para sua viagem aos Estados Unidos. Em 1917 fez a sua estreia no cinema norte-americano no filme Nuts in May e passou a ser creditado como Stan Laurel. 




Curiosamente Oliver Hardy e Stan Laurel participaram separadamente do elenco de várias produções e a dupla Oliver Hardy (Gorgo) e Stan Laurel (Magro) foi formada ao acaso em 1927, no filme Do Detectives Think? A dupla conquistou o público e em pouco tempo eram os artistas mais bem pagos do elenco do empresário Hal Roach. Além disso sobreviveram a transição do cinema mudo para o cinema sonoro, no final da década de 20. O Gordo era pomposo e impaciente, já o Magro era humilde e paciente. Os filmes traziam histórias simples e bem humoradas, onde a dupla criava confusões inimagináveis. 




A carreira da dupla empresariada por Hal Roach entrou em crise em 1939, quando Stan Laurel descobriu que seria substituído pelo ator Harry Langdon. Hal Roach afirmou que a mania de Stan Laurel de interferir nos diálogos e nas cenas atrapalhavam muito as filmagens. Para o empresário, essas não eram atribuições profissionais para o ator. 




Após uma série de reuniões, a dupla continuou com o empresário por mais alguns anos. Em 1941 o Gordo e o Magro assinaram contrato com a Twentieth Century Fox e depois com a MGM onde realizaram oito longas-metragens até 1945, porém essas comédias foram classificadas como comédias B. Insatisfeitos com a qualidade dos trabalhos, a dupla deixou o cinema de lado entre 1945 a 1950 e migrou para turnês de teatro na Grã-Bretanha. O último filme da dupla O Gordo e o Magro foi Atoll K em 1951 e posteriormente eles se aposentaram. A dupla atuou de 1927 a 1951 e a filmografia engloba 32 curtas-metragens mudos, 40 curtas-metragens sonoros e 23 longas-metragens. 




Em 15 de setembro de 1956, Oliver Hardy sofreu um AVC e ficou acamado com o corpo paralisado, sem poder se mexer e falar. Faleceu quase um ano depois, aos 65 anos, em 07 de agosto de 1957. Após a morte do amigo, Stan Laurel decidiu encerrar sua carreira de ator e passou a atuar como roteirista de humor. Passou a sofrer com uma severa depressão pela perda do parceiro e nunca mais se recuperou totalmente. Vivia recluso em seu apartamento nos Estados Unidos e eventualmente recebia a visita de alguns comediantes, inclusive de Jerry Lewis, um ator 36 anos mais novo. Em 23 de fevereiro de 1965, o fumante compulsivo Stan Laurel, sofreu um ataque cardíaco e faleceu aos 74 anos.


Blog Minha Vida no Cinema 
www.minhavida-nocinema.blogspot.com.br
www.facebook.com/minhavidanocinema
minhavidanocinema@gmail.com

 



Nenhum comentário: